O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização das empresas. Os momentos de descontração, no entanto, podem se transformar em sérios problemas para a reputação do colaborar, caso alguns limites que abrem margem para exageros não sejam respeitados.
“Um grande aspecto que precisa ser levado em consideração é o consumo exagerado de álcool. Essa é uma atitude que pode revelar o colaborador como uma pessoa inconveniente. A imagem daquele momento pode influenciar na percepção e avaliação dos colegas e dos superiores”, alerta Denise de Fátima Alonso, docente do curso de recursos humanos da Universidade Guarulhos.
A especialista afirma que não é de bom tom conversar sobre problemas no trabalho e muito menos solicitar aumento ao líder em um momento de descontração, no qual o foco é outro. “O colaborador é visto neste momento com um comportamento inconveniente, pois entende-se que este deveria perceber que naquele momento o que for discutido não será levado adiante, por se tratar de uma conversa informal e fora do contexto”, avalia.
Atenção aos detalhes
Na hora de escolher o que vestir para a festa da empresa, Denise recomenda que seja observada a ocasião como, por exemplo, o local da festa – na própria empresa, restaurante, clube etc. Para não errar, é recomendado evitar exageros tanto para os homens como para as mulheres. Ainda que a festa seja fora do local de trabalho, o ambiente permanece o mesmo.
Segundo a especialista, emitir comentários negativos ou piadinhas sobre a empresa e pessoas são indicadores da insatisfação com o ambiente de trabalho e afirma que tudo o que for dito no momento da festa, certamente será lembrado depois. “O que era diversão pode se transformar em chacota. Não devemos esquecer que a festa é uma extensão do nosso local de trabalho, então devemos agir como fazemos todos os dias, com todo cuidado e preocupação com a nossa imagem e reputação”, diz.
Garantir a presença em eventos como este demonstram participação efetiva e interesse na empresa. E, para não errar, as dicas são simples e valiosas. “Haja com naturalidade, sem exageros ou brincadeiras inadequadas para a ocasião, seja sociável, converse com as pessoas, aproveite para fazer seu networking, estreitar e aumentar seus relacionamentos. E sempre demonstre que está satisfeito em estar naquele ambiente”, finaliza.