Home > Plano de Carreira > Saiba como voltar ao mercado de trabalho após um longo período parado

Saiba como voltar ao mercado de trabalho após um longo período parado

Além de manter-se atualizado e disposto a aprender novas atividades, profissional pode contar com o auxílio do networking ou sites de emprego

Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

No decorrer da carreira de qualquer pessoa podem surgir questões que fazem com que o trabalho tenha de ser interrompido, como por exemplo, problemas de saúde, maternidade, dedicação a outros projetos ou a aposentadoria. E se a busca por um novo emprego não é tarefa fácil, a situação é ainda mais complicada para quem esteve afastado do mercado de trabalho por um longo período.

Com a grande competitividade nas corporações, a dificuldade de retorno pode ser atribuída a diversas situações, como a falta de preparo para “encarar” os processos seletivos, idade mais avançada e currículo ultrapassado para os novos padrões. Apesar disso, são muitos os casos de pessoas que, mesmo qualificadas, encontram dificuldade para encontrar uma nova posição no mercado.

Para percorrer esse longo caminho em busca de um novo emprego, é necessário se preparar para atender aos requisitos e exigências das corporações e manter-se atualizado sobre a área em que atuava ou onde pretende seguir. Segundo alguns consultores de recursos humanos, a recolocação no mercado de trabalho pode girar em torno de três a oito meses e nesse período é importante aprender algo novo, fazer cursos técnicos ou de idiomas.

O famoso networking também é um bom caminho. Avise familiares, amigos e pessoas próximas que você está procurando emprego. Entregue seu currículo – impresso ou por e-mail –, explique o que espera do mercado de trabalho e coloque-se à disposição para entrevistas.

Foto: © Depositphotos.com / Pixinooo

Além disso, é válido cadastrar o currículo em sites seguros de recolocação profissional ou prestar concurso público, como alternativa para quem não teve uma nova oportunidade de trabalhar em uma empresa privada.

O profissional ainda deve ter em mente que nem sempre a remuneração pode ser igual à antiga. Por isso, é preciso ser humilde e esquecer um pouco do cargo que tinha, principalmente se ocupava uma posição de alto grau hierárquico, para não perder boas oportunidades.

Matérias Relacionadas