De acordo com o LinkedIn, maior rede de contatos profissionais do mundo, 52% dos brasileiros desejam mudar de emprego em 2014 e, sabendo que a população está em busca de transição, a consultoria CTPartners norte-americana, fundada em 1980, divulgou uma lista contendo os cargos mais quentes no Brasil para os próximos anos. Prevendo novidades no mercado, o mapeamento aponta para colocações que serão demandadas pela primeira vez no País.
Sendo assim, o posto de Chief Information Officer (CIO) deverá ser altamente requisitado, devido aos avanços tecnológicos e as necessidades das empresas em contar com colaboradores responsáveis pela gestão de projetos, investimentos e contratos de terceirização. Além disso, em consequência dos recentes escândalos de espionagem no meio online, o emprego de diretor de riscos e segurança cibernética passará a integrar os organogramas de corporações de pequeno à grande porte espalhadas pelo mundo.
O cargo de diretor de estratégia na área de saúde está em alta nos Estados Unidos, comportando atividades relacionadas ao desenvolvimento de sistemas e aquisição de equipamentos para o setor comercial. Para expandir os lucros e ajudar as companhias a alcançarem novas áreas de atuação, VP de acesso ao mercado será a colocação capacitada para elaborar estratégias inovadoras e desbravar territórios comerciais ainda não explorados.
Visando maximizar os rendimentos financeiros e de produção, o diretor de recursos humanos, profissional de perfil estratégico, será incumbido de elevar o nível dos profissionais contratados, assim com a performance geral dos empreendimentos. Trabalhando simultaneamente, o executivo analítico de RH implantará métodos mais ligados à área de exatas neste departamento, mapeando os dados internos e fazendo análises destes materiais.
Enquanto isso, o diretor digital para seguros terá que lapidar as informações obtidas com os estudos dos recursos humanos, tendo que compreendê-los para tomar decisões e criar estratégias. No caso do Head of Compliance, o chefe deste setor terá a missão de conferir se a empresa está atuando de maneira correta perante as exigências regulatórias. Os postos de Chief Financial Officer (CFO) são outra tendência para aprimorar a eficiência das corporações.