A área de TI (Tecnologia da Informação) desperta o interesse de muitos profissionais por conta da oferta de vagas. De acordo com um levantamento da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) o setor terá um crescimento de 30% até o ano de 2016. Para se destacar da concorrência, e obter melhores salários em TI, é favorável desenvolver algumas competências.
Um ponto de extrema importância é sempre buscar informações sobre a área, uma vez que a tecnologia muda todos os dias e um produto pode se tornar obsoleto em questão de meses. A internet é um bom meio para se manter atualizado, pois possibilita que qualquer pessoa consulte conteúdos e aprenda novas ferramentas.
Outra característica desejada em qualquer companhia é a capacidade de comunicação, de ser sociável. Isso se reforça uma vez que os projetos de TI costumam integrar diversas equipes e áreas de uma empresa.
Já a fluência ou conhecimento avançado em inglês é quase que um requisito unânime no mercado de TI. É preciso dominar o idioma, já que muitas ferramentas, tecnologias e linguagens de programação funcionam desta forma. Além disso, o profissional deve compreender o mercado onde atua e considerar seu setor como um ponto estratégico para alavancar negócios.