Home > Plano de Carreira > Saiba tudo sobre a profissão de psicólogo

Saiba tudo sobre a profissão de psicólogo

Cada vez mais procurada, a psicologia busca compreender o comportamento humano, bem como auxiliar na busca pela qualidade das relações interpessoais

 

Depositphotos Na área escolar, a psicologia visa atender e dar orientação educacional e apoio a crianças com problemas de aprendizagem ou familiares.

Reconhecida como profissão regulamentada no Brasil há 52 anos, a psicologia vem desempenhando um papel fundamental nas relações humanas, com a forte e cada vez mais presente atuação de um profissional que lida com o comportamento humano, o psicólogo.

Especialistas no estudo dos problemas da mente e de comportamento, os psicólogos atuam diretamente na prevenção e resolução de problemas mentais, emocionais – de estresse a traumas referentes a relacionamentos, mortes entre outros –, e de personalidade das pessoas, a fim de garantir melhor qualidade nos relacionamentos familiares, profissionais e sociais em geral.

Para atender à demanda, a profissão está dividida em diferentes áreas de atuação, dentre as quais estão psicologia do trabalho, clínica, institucional, comunitária, hospitalar, esportiva, jurídica, docência, pesquisa, entre outras. Em empresas, o profissional pode chegar a cargos de gerência e direção.

Além dessas já citadas, outra que se destaca é a escolar, que visa atender e dar orientação educacional e apoio a crianças com problemas de aprendizagem ou familiares – pais separados, entre outros. Neste caso, há ainda a profissão de psicopedagogo, que alia o conhecimento entre áreas e pode ser mais eficaz.

Estudos

Atualmente, com a profissão em alta – estima-se que o Brasil tenha mais de 200 mil profissionais registrados no Conselho Regional de Psicologia –, muitas faculdades oferecem cursos de Psicologia com duração de cinco anos.

Ao todo, são mais de 538 instituições com graduação na área, sendo que as melhores são Universidade Federal de São Carlos (SP), Universidade Federal de Goiás (Goiânia) e Universidade de Brasília.

O salário pode variar de acordo com a área escolhida e o papel desempenhado, com piso de R$1,2 mil e podendo chegar até a R$20 mil.

Como em toda área médica, é preciso estar sempre se atualizando com cursos e especializações. Dessa forma, é possível acompanhar as mudanças da sociedade e auxiliar de maneira mais eficiente os pacientes e/ou clientes.

Matérias Relacionadas