Os conhecimentos técnicos têm muita importância na construção de uma carreira. Mas também não restam dúvidas de que as habilidades comportamentais são fundamentais para quem deseja atingir cargos de chefia, ampliando os horizontes profissionais e conquistando melhores ganhos financeiros. Dentre as capacidades comportamentais mais valorizadas nos ambientes corporativos está a maturidade profissional.
O primeiro ponto a ser considerado quando se fala em maturidade profissional é que ela não está necessariamente associada à idade. Isso significa que um profissional jovem pode ter posturas profissionais e pessoais mais maduras do que um outro colaborador mais velho. Também é possível relativizar a questão da experiência: embora em geral anos de vivência profissional tendam a possibilitar uma postura madura, nem sempre é isso que ocorre. Por outro lado, alguns profissionais conseguem evoluir rapidamente, apresentando posturas altamente maduras mesmo com pouco tempo de trabalho.
Mas, afinal, o que se espera de um profissional maduro? A principal referência para responder a esta pergunta está no modo como o colaborador se relaciona com seus superiores, colegas de trabalho, além da forma como procede na realização de suas tarefas diárias. São considerados traços mais evidentes de imaturidade profissional a dificuldade de comunicação, o egocentrismo exagerado, a falta de foco e posturas de inadequação ao clima organizacional (falar em volume muito alto, informalidade excessiva, etc.).
A competitividade excessiva também é vista, em muitos casos, como prova de imaturidade profissional. Em termos práticos, um profissional imaturo que realiza suas atividades apenas para suplantar um suposto oponente tenderá a esquecer-se das verdadeiras necessidades de seu trabalho e dos objetivos pelos quais ele realmente está fazendo as suas tarefas.
O profissional centrado, que é capaz de assumir os erros com humildade e de aprender com foco, mas que sabe se colocar de maneira adequada quando discorda de alguma proposição, carrega consigo as principais características do colaborador considerado maduro pela grande maioria das corporações. Por isso, seja crítico no que se refere às suas próprias posturas e perceba qual é o seu nível de maturidade. Assim você poderá buscar equalizar melhor os seus comportamentos, compatibilizando a capacidade técnica com a maturidade.