Todo profissional alguma vez já ouviu que tudo na vida são contatos. Nos locais onde trabalhamos, em eventos e até mesmo em processos seletivos, cursos, palestras e conversas informais, trocamos contatos e montamos aos poucos o nosso networking.
Mas será que essa é a única forma de criar e manter uma lista de contatos profissionais? Ian Altman, colunista da revista Forbes, descobriu que não. Ao entrevistar Derek Coburn, especialista em construção de redes de valor e autor de “Networking is not working” (“Networking não está funcionando”), o colunista conheceu três formas de construir uma rede poderosa, sem rede. Confira:
Agregue valor aos seus clientes existentes
O caminho para construir uma rede valiosa é começar oferecendo um valor incrível para ela. Uma vez que você é visto como alguém relevante, a lei da reciprocidade nasce. Se você tiver clientes recorrentes, separe um tempo para entrevistá-los. Pergunte o que seria um cliente ideal para eles e como acham que pode ajudar. Isso fará de você um novo apoio de vendas para seus contatos. Quando encontrar alguém que esteja enfrentando o desafio que o seu cliente pode resolver, você vai agregar valor imediato a seu novo contato, encaminhando-o para alguém que possa ajudá-lo.
Siga a lei da reciprocidade
Há uma grande diferença entre reciprocidade e leads comerciais. Geralmente em eventos os organizadores sugerem que todos troquem leads na mesma proporção. Se você der cinco, receberá cinco. Mas o desafio aqui é primar pela qualidade e não quantidade, isso porque uma pessoa pode ter um número definido de boas oportunidades para você, mas isso não significa que você também tenha boas oportunidades para essa pessoa. Então, demonstre aos seus novos contatos como identificar uma boa oportunidade para um cliente ou amigo e dê boas dicas. Provavelmente eles vão querer retribuir o favor.
Evite apresentações precoces
Ajudar os outros é legal. No entanto, uma postura errada pode prejudicar a sua credibilidade. Por isso, não se afobe ao apresentar alguém que acabou de conhecer a um membro da sua rede para que o recém-chegado possa tentar vender-lhe algo. Em vez disso, se eles têm algo em comum, aproveite para aprender mais sobre a trajetória do novo contato antes de fazer a apresentação. E se o novo contato for interessante para alguém da sua rede, acione seu colega e peça o seu aval antes de fazer a apresentação formal.