Home > Sem categoria > 4 dicas da neurociência para melhorar a sua concentração

4 dicas da neurociência para melhorar a sua concentração

Da organização no ambiente de trabalho a pausas para relaxar, algumas dicas são fundamentais para quem tem problemas na hora de se concentrar.

© Depositphotos.com / monkeybusiness As distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina.

Sente dificuldades de concentração? Hoje em dia, em tempos de redes sociais e smartphones, é mais complicado se concentrar no trabalho. Mesmo que existam alguns aplicativos para organizar sua rotina, o problema está na utilização equivocada da tecnologia durante o dia. É o que explica a professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Carla Tieppo: “É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone. Para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício”.

Cada pequena interrupção para consultar perfis nas redes sociais, ou assistir um vídeo popular na internet, atrasa em até 23 minutos a concentração total em uma tarefa. Para a professora Tieppo: “Não há solução mágica. É preciso se policiar diariamente”. A boa notícia para quem tem dificuldade neste assunto é que dentro da neurociência há quatro dicas para melhorar sua concentração. Confira:

1) Durante o trabalho, divida sua jornada

Para Carla Tieppo, o cérebro humano tem a capacidade de concentração em um determinado objeto, ou tarefa, variada entre 50 e 60 minutos. Após este tempo, normalmente a atenção da pessoa diminui. A dica neste ponto é fazer intervalos de 10 a 15 minutos após cada hora trabalhada: “A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então”.

2) Alimente-se corretamente

Ficar em jejum é um grande vilão para a concentração. O que acontece é que nosso sistema que controla a atenção necessita de uma boa quantidade de energia para funcionar bem: “Não é necessário ingerir grandes quantidades de alimentos, basta uma barrinha de cereais ou um suco entre as principais refeições do dia”, reforça Tieppo.

3) Ouça música

Carla Tieppo defende que ouvir música, utilizando fones de ouvido, é uma boa saída para melhorar a sua concentração. Porém, é importante tomar cuidado para não prestar mais atenção à música do que ao trabalho: “A dica é relaxar com a música, de preferência de algum artista que já conhece e que não exija atenção para decorar a letra ou a melodia. Também é ideal montar uma playlist com duração aproximada de uma hora, pois quando a música acabar você já saberá que é hora de fazer a pausa”, orienta a professora.

4) Acabe com a bagunça e desconforto

Organize sua mesa e trabalhe em um ambiente mais limpo. Segundo Carla, “Se não há lógica do lado de fora, fica difícil se organizar internamente”. Ela também faz um alerta sobre a ergonomia no ambiente de trabalho: “A sua postura de trabalho deve ser correta e confortável, para que o seu cérebro não se concentre mais no cansaço do corpo do que no trabalho”.

Matérias Relacionadas