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5 situações para um líder dizer não

Às vezes é preciso dizer não em alguns momentos para garantir o bom funcionamento do negócio e o posicionamento estratégico da empresa

iStockphoto.com / zwolafasola Em certos casos, esta pequena palavra evita problemas futuros.

Liderar é manter uma equipe motivada, alcançar metas, dividir tarefas e, é claro, tomar decisões importantes. Isso inclui saber dizer “não” em algumas situações para garantir que o negócio prospere, os objetivos sejam alcançados e os resultados sejam satisfatórios.

Se você é do tipo que não sabe dizer “não” ou tem dúvidas quando utilizar a palavra, o cofundador e CEO da empresa 140 Proof, Jon Elvekrog, criou uma uma lista com cinco situações nas quais é preciso se manter firme:

Diga não para uma má ideia

Quando as pessoas propõem algo para um líder, já sabem que só pode haver duas respostas: sim ou não. Para que a ideia seja aceita, é normal que o responsável a honre até o fim e separe mil e um motivos para a utilização da mesma. Mas, na verdade, uma ideia boa se vende sozinha – quanto mais experiência e talento, menos explicação se faz necessário. Se não for boa, diga não sem medo. As pessoas saberão passar por essa frustração e podem trazer resultados melhores da próxima vez.

Diga não para uma boa ideia

Se o seu produto ou serviço é bom, não haverá problema para ampliar suas funcionalidades ou encontrar formas de rentabilizá-lo ainda mais. Nesse caso, podem existir tantas ideias boas que é impossível seguir todas elas. É preciso, então, olhar para o negócio e fazer a escolha de acordo com a sua estratégia. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode confundir seus clientes, então o “não” para o que não se encaixar no momento da empresa é a melhor saída.

Não para um cliente

Clientes tendem a pedir coisas que não estavam previstas no contrato ou que não são da alçada da empresa. Muitas vezes, os empresários optam por atender ao desejo para não ir contra e garantir mais dinheiro e mais fidelidade. No entanto, ocasionalmente, um cliente vai pedir algo que vai realmente prejudicar o seu negócio, em vez de algo simples como um desconto no preço. Por isso, coloque o seu negócio antes da vontade do cliente e diga não para algumas situações. Você pode ser muito mais respeitado ao agir assim!

Não para um vendedor

A equipe de vendas é responsável por grande parte do lucro da empresa. No entanto, com tantas metas alcançadas, é normal que um deles peça para ter sua meta ou produtividade dobrada ou chegue com ideias ou pedidos que não façam parte da cultura da empresa. Avalie sua estratégia antes de acatar a um desses pedidos.

Não para um candidato

Quando um candidato chega à última fase do processo seletivo, geralmente tem uma entrevista com o líder da empresa. Se ele está ali é porque foi julgado capaz nas etapas anteriores. No entanto, é preciso avaliar algo que outras pessoas talvez não pudessem julgar: a capacidade que a pessoa tem de prosperar na empresa. Às vezes, apesar de tantos testes, a resposta é não. Você pode até concordar que ele tem a habilidade, conhecimento e experiência necessários, mas não achar ele tenha futuro na empresa.

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