Para manter a competitividade em alta, as empresas procuram no mercado pelos melhores profissionais, dando ênfase àqueles que são resilientes, têm capacidade de tomar decisões e liderar equipes com foco em resultado.
Há pessoas que já nascem com a habilidade de liderança, mas nada impede que ela seja desenvolvida ao longo do tempo. E para potencializar essa capacidade e aumentar os resultados tão almejados pelas empresas é que existe o coaching executivo.
Focado em profissionais com cargos de decisão – diretores, gerentes, gestores e líderes –, o coaching vai utilizar metodologias, técnicas e ferramentas para despertar novas habilidades nos executivos, de forma que estes se sintam mais bem preparados para exercerem suas tarefas dentro do ambiente de trabalho.
Todo trabalho de coaching é feito com base em uma meta e, no caso do coaching executivo, esta relaciona empresa e funcionário. Sendo assim, os valores e a missão da organização precisam estar alinhados com os anseios do profissional assessorado, de forma que as habilidades a serem desenvolvidas no líder beneficiem verdadeiramente a empresa contratante.
Benefícios do coaching executivo
Este processo é direcionado para os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício da empresa. Uma maior produtividade e aumento da satisfação profissional são fruto do coaching executivo.
Como em todos os outros tipos de coaching, é fundamental saber identificar as metas. Sendo esta uma área relacionada com empresas, é igualmente importante saber identificar a missão e os valores da empresa em questão. O coaching executivo transforma o empresário em um líder mais eficaz, capaz de enfrentar situações de stress e de administrar mudanças uma maneira mais efetiva.
Entre os objetivos do coaching executivo estão:
- Desenvolver a inteligência emocional;
- Reduzir crenças limitantes;
- Melhorar a comunicação, o foco, a flexibilidade, a produtividade e o relacionamento interpessoal;
- Aumentar a autoestima, o autoconhecimento e a criatividade;
- Tornar excelente a capacidade de liderança, de trabalhar em equipe e de resolver problemas com mais agilidade e diligência.
Além disso, depois do processo de coaching, o executivo se sente pronto para promover grandes mudanças em sua equipe e ambiente de trabalho, por ter sua visão de futuro e comprometimento altamente aguçados.
A busca de empresas e executivos pelo coaching
O coaching executivo tem sido cada vez mais procurado pelas empresas que precisam de profissionais excelentes para atingir picos de resultados. E vale lembrar que muitos profissionais de alto escalão gostariam que suas empresas o encaminhassem para o processo de coaching.
Essa descoberta foi feita numa pesquisa realizada pelo Centro de Desenvolvimento de Liderança e Pesquisa da Escola de Negócios de Universidade de Stanford. Dos 200 CEOs entrevistados, quase dois terços não recebem treinamento ou conselho de liderança de consultores ou treinadores de fora, e quase 100% deles gostariam de receber esse tipo de apoio das empresas onde trabalham.