O ambiente de trabalho deve ser confortável para todos os funcionários. Por isso, para não comprometer o seu bem estar e nem o dos seus colegas, é necessário que o comportamento esteja alinhado às diretrizes da empresa.
A boa educação é fundamental em qualquer relação e, no trabalho, um pouco de diplomacia também pode ser bom. Afinal, você é avaliado continuamente e se em um primeiro momento é a sua capacidade técnica que te destaca, o seu comportamento pode te ofuscar.
Neste contexto, existem algumas regras de etiqueta no trabalho, que ajudam a garantir um clima de respeito mútuo e gentileza, favorecendo a saúde das relações profissionais.
Seja humilde. Trate as pessoas de igual para igual e nunca use a sua posição para amedrontar ou conseguir coisas com os outros funcionários.
Mantenha contato visual. Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito.
Não invada a privacidade do outro. Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal ou coloque-se à disposição para conversar, mas nunca force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas.
Vista-se de acordo com o ambiente. Normalmente os escritórios têm um código de vestimenta, ou dress code. Mas, independentemente disso, tenha consciência na hora de se vestir, mesmo que seu trabalho tenha um ambiente descolado e permita bermudas, shorts e chinelos. Portanto, evite roupas curtas ou decotadas demais, assim como as que estiverem com aparência de velhas ou sujas.
Faça bom uso do humor. Em todo ambiente deve haver um pouco de descontração, mas lembre-se: você está trabalhando. Portanto, faça bom uso do humor durante o expediente e cuidado para não “agredir” ninguém.
Organize-se e cumpra os prazos. Quando alguém te pedir algo, avalie a tarefa e determine um prazo possível para a entrega. É preferível demorar para fazê-lo do que não cumprir a data combinada ou entregar o material de qualquer jeito. A pontualidade é sempre importante no ambiente de trabalho.
Controle sua voz. Muitas pessoas falam alto ou baixo demais – por diversos motivos – e não percebem. Por isso, ouça a si mesmo enquanto fala, assim você equilibra a sua voz e tem um melhor raciocínio.
Entenda a sua posição na empresa. Atualmente, é muito comum os líderes de empresas estarem mais próximos dos funcionários. No entanto, mantenha a noção de hierarquia e não passe por cima do seu gestor direto.