Ouvir a palavra demissão não é nada fácil. Quem já passou por essa situação já deve ter pensado “fui demitido, o que fazer?”. Medos, anseios e frustrações passam pela cabeça do funcionário demitido.
Após compreender a situação atual, é fundamental manter o foco no que realmente é importante nesse momento. Como é imprevisível saber quanto tempo ficará fora do mercado de trabalho, é importante ter um plano B para se programar durante esse período.
O que fazer quando for demitido?
Durante o período de desemprego é importante colocar a vida em ordem até mesmo para procurar uma nova oportunidade de trabalho de forma mais tranquila e objetiva. Confira abaixo algumas dicas do que fazer quando for demitido:
Reflita
Use os primeiros dias após a demissão para refletir sobre o que levou a empresa a tomar essa decisão. Pense sobre quais são seus pontos fortes e quais são seus diferenciais, assim ficará mais fácil ter argumentos quando participar de uma entrevista de emprego.
Tenha controle dos gastos
Primeiramente, tenha controle sobre seus gastos, afinal, o momento é de economia. Evite gastos desnecessários e faça uma planilha financeira para acompanhar sua reserva financeira.
Atualize seu currículo
Atualize todas as informações contidas em seu currículo, de maneira objetiva e clara. Prepare-se para as entrevistas, procure informações sobre o mercado de trabalho, como se comportar em uma entrevista de emprego, entre outros.
Faça networking
A sua rede de contatos só saberá que você busca por uma recolocação profissional se você falar. Então, não seja tímido, converse com seus amigos e retome o relacionamento com ex-colegas de trabalho.