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Confira as vantagens e desvantagens das amizades no ambiente de trabalho

Colegas de trabalho ou amigos íntimos: veja como tornar mais saudáveis as suas relações no ambiente de trabalho e influenciar positivamente a equipe

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É natural do ser humano se sentir mais protegido, seguro e aceito pelo grupo, bem como a necessidade de se destacar hierarquicamente, e no mundo corporativo isso também é uma característica comum: seja por coleguismo ou amizade, companhias temporárias num projeto, nas relações informais, ao querer se espelhar nas qualidades alheias ou pelas lições de produtividade, as relações entre os indivíduos é um fator existente.

É complicado distinguir a fronteira entre o coleguismo diplomático no trabalho e as amizades verdadeiras que tiveram seu início nesse ambiente, porém o que pode definir essa ligação é a variação do nível de maturidade existente nestas relações devido à competição no ambiente de trabalho.

Aquele que hoje é considerado um amigo íntimo, que participa de reuniões fora do trabalho, visita sua casa e o acompanha em eventos de família, amanhã pode receber uma promoção e ocupar o cargo de supervisor que você tanto desejava. E aí, como é que fica a amizade? Como entender qual é o limite saudável para alimentar as amizades no ambiente de trabalho? Quais são as vantagens e desvantagens dessa informalidade?

Você verá que a amizade no ambiente de trabalho é saudável quando ela não interfere nas decisões que precisam ser tomadas em relação à determinada pessoa ou à situação em que vocês estão envolvidos.

Mas existem reclamações constantes de profissionais sobre o perfil de ‘amigo’ que usa de tal artifício para conhecer os defeitos e qualidades alheios, e a partir daí criar situações para desestabilizar os colegas no trabalho.

Em outros casos, a relação de coleguismo pode evoluir normalmente para uma boa amizade e, em determinados segmentos, este é um sinal de resultados positivos devido ao engajamento e união da equipe. O ideal é que a amizade no trabalho seja um elo de transparência, apoio e troca de ideias que aumentam a produtividade, otimizam resultados e auxiliam na tomada de decisões.

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a estreitar os laços nas relações profissionais:

• Procure ser visto como uma pessoa de fácil relacionamento, confiável e profissional que coloca os interesses da empresa acima dos interesses individuais;

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• Deixe as coisas claras e permita que as pessoas compreendam que, mesmo no desentendimento no ambiente de trabalho, é possível ter uma relação amigável fora deste ambiente;

• Procure resolver os problemas entre os colegas sempre que aparecem, não deixando conversas difíceis para depois;

• Esteja preparado para perder algumas amizades ao longo da jornada profissional, mas também para ganhar novos amigos neste mesmo caminho.

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