Home > Sem categoria > Descubra qual é o papel do administrador nas organizações

Descubra qual é o papel do administrador nas organizações

Repleto de complexidade e desafios, o campo da administração exige dos profissionais uma atuação multifuncional, baseada no poder de liderança, comunicação e observação

Para gerenciar de maneira eficiente os recursos financeiros e humanos de uma organização e atingir os objetivos e metas de crescimento, a administração estratégica deve se basear nos princípios básicos de: negociação, tomada de decisões, definição de metas, identificação e resolução de problemas, liderança de pessoas e organização de recursos.

O campo da administração engloba todo o plano de ação de uma organização. Compreende a dinâmica do processo, métodos para se atingir as metas e a estrutura empresarial, ou seja, a divisão do trabalho e funções dentro do planejamento definido.

Inserido neste processo, o administrador pode atuar em quatro áreas administrativas básicas: marketing, produção, finanças e recursos humanos. Este profissional deve estar preparado para “transitar” entre estas áreas fundamentais em qualquer negócio. Para isso, espera-se de um gestor de administração uma boa capacidade de liderança, habilidade para tomada de decisões, domínio das estratégias de negociação, boa comunicação e capacidade de observação.

Administrador

Foto: zviagens

Algumas das atividades atribuídas ao profissional são: controle de custos e orçamento, compra de matéria-prima, logística, insumos, participação nos processos de seleção e admissão de funcionários. Na área de marketing e venda, especificamente, pode ser responsável pela execução do produto ou serviço, distribuição, expedição, recebimento e pagamentos, controladoria, controle pessoal e relações humanas.

Atualmente, com as constantes mudanças introduzidas no mercado globalizado, a atuação destes profissionais deve estar focada, também, na inovação. Muito mais do que tomar decisões a partir de conceitos ou experiência, os novos administradores devem estar preparados para enfrentar os desafios, pressões e dificuldades do mercado atual com determinação, flexibilidade e, principalmente, criatividade.

Matérias Relacionadas