Home > Sem categoria > Entenda os efeitos da linguagem corporal no ambiente de trabalho

Entenda os efeitos da linguagem corporal no ambiente de trabalho

O jeito como o funcionário se senta, como mexe as mãos e até como olha para outras pessoas ajudam a revelar sua personalidade.

Depositphotos A linguagem corporal influencia não só o julgamento das pessoas sobre você como a maneira que você se enxerga.

Você está atento ao que seu corpo expressa? Atitudes simples como o olhar, a postura e o movimento das mãos falam tanto quanto as palavras. Especialistas, como a psicóloga social Amy Cuddy, afirmam que a linguagem corporal influencia tanto no julgamento dos outros sobre você, quanto na maneira como você se enxerga.

Em um ambiente de trabalho, onde a interação entre chefe e funcionário pode ser decisiva para uma promoção de cargo, por exemplo, tomar consciência dessa linguagem é um fator fundamental. Na entrevista de emprego, no relacionamento com os colegas, na maneira de se dirigir ao chefe e como um chefe se dirige aos funcionários, em todas essas situações, a linguagem corporal será essencial para o resultado do relacionamento.

A principal forma em uma linguagem não verbal é o olhar. É por ele o primeiro contato e, assim, a primeira impressão. Não olhar alguém nos olhos denota desconfiança, insegurança. Olhar por cima, autoritarismo e arrogância. O adequado é sempre manter o contato visual e no mesmo nível. Dessa forma você se mostra atencioso e, no caso de um chefe, mostra disponibilidade e respeito pelos funcionários.

As mãos e os braços talvez sejam as partes do corpo mais difíceis de dominar, por ser justamente o apoio mais tentador quando não se sabe o que falar ou o nervosismo é grande. Balançar demais os braços ou deixá-los cruzados, mexer excessivamente nas unhas e estalar os dedos são alguns exemplos que não só podem passar uma imagem de insegurança, como podem irritar a outra pessoa.

A linguagem corporal também está presente na maneira de falar. Ser evasivo é considerado sinal de falta de conhecimento sobre o que se fala. Enquanto falar baixo é sinal de vulnerabilidade e indecisão, falar alto pode torná-lo mal educado e grosseiro aos outros.

Além desses cuidados na convivência e na hora de se dirigir a alguém, algumas atitudes no dia a dia podem ajudar a expressar exatamente o que você deseja.  Quando estiver em pé, tenha o cuidado de estar alongado, isso mostra energia. Da mesma forma quando estiver sentado – uma boa postura exibe responsabilidade e dedicação.

Aprender a utilizar a linguagem corporal no trabalho é importante, porém ainda mais importante é estar confortável dentro da postura que você escolher. Não é preciso perder a espontaneidade para ter uma boa comunicação corporal. Sentir como o próprio corpo funciona é a chave da linguagem não verbal.

Matérias Relacionadas