Home > Sem categoria > O uso da Matemática

O uso da Matemática

A matemática é uma matéria muito querida por muitos e muito odiada por outros tantos….

A maioria dos alunos evitam a matéria já na escola alegando ser de difícil compreensão porém, algumas profissões dependem dessa matéria para o exercício pleno de suas funções e por isso estão entre as mais concorridas: TI, Engenharia, Finanças e outras.

Foto: © Depositphotos.com / SergeyNivens

Diferentemente das matérias de Humanas, a matemática não admite erros. Não existe um resultado mais ou menos certo. Na grande maioria dos alunos, não existe a compreensão da matéria, ninguém sabe o porquê daquilo e qual a lógica das coisas. Porque aprender funções que não farão parte do dia a dia das pessoas? Mesmo sabendo que a matemática explica determinadas coisas, ela é infinita e quando não é compreendida não é aprendida.Faria parte disto a tão temida matemática? É fato que a matemática trata de lógica, abstrações e raciocínio mas será que aquele ditado que diz que tememos o que não compreendemos é válido para a Matemática?

Para aqueles que escolhem cursos da área de Humanas, já não se empenham tanto porque julgam que para eles não é tão necessário. Porém ninguém assume uma carreira para ficar nela pelo resto da vida profissional e devem lembrar que a qualquer momento podem migrar para outros mercados. Sem contar que as áreas de meio ambiente e medicina também exigem relatórios estatísticos, análises numéricas e estas atividades são desenvolvidas através cálculos matemáticos.

As pesquisas e os números fazem parte também de diversas outras profissões. Já se teve notícias de pessoas que entram em cursos de Humanas para fugir da matéria e quando, em determinado momento se deparam com ela e com a relativa importância para a formação, chega a desistir do curso.

A Engenharia por exemplo, é uma carreira que está em expansão e tem muito mercado no Brasil mas neste caso também existem estatísticas de desistência do curso e um dos principais motivos é a dificuldade em matemática pela falta de base sólida na matéria, durante os estudos anteriores.

Outra categoria bastante valorizada no mercado é a de Profissionais deEstatística, que envolve matemática pura. Existem casos de empresas que pagam altos salários para estes profissionais, mesmo sem experiência, bastando apenas ter a formação na área.

Concluindo, avalie bem as suas escolhas pois você pode estar renegando uma carreira que pode gerar bons frutos num futuro breve apenas pelo fato de não gostar de uma matéria que pode ser trabalhada e quando bem compreendida, mudar até a sua visão macro das coisas. Desta forma, vale a pena investir em algo novo e insistir em algo que pode proporcionar-lhe um futuro melhor!

Matérias Relacionadas