A avaliação 360 graus é uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas, sendo que ela avalia o desempenho do funcionário por meio de diferentes pontos de vistas.
Também conhecida como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes e Avaliação Multivisão, quem passa pela 360 graus é avaliado, por meio de um questionário específico, por superiores, pares e subordinados. A identidade dos avaliadores é preservada. Além disso, o participante executa também uma autoavaliação.
A avaliação de 360 graus tem como objetivo ajudar a pessoa avaliada a progredir no seu desenvolvimento individual colocando em evidência as competências que são fortes e aquelas que precisam de desenvolvimento, a fim de facilitar o alcance de objetivos estratégicos.
Depois de o questionário ser respondido por todos, o avaliado recebe um relatório confidencial que consolida todas as opiniões. Para isso, é preciso uma base de dados informatizada que viabilize o processo e garanta o sigilo das informações.
Esse método de avaliação de desempenho é considerado o mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização, pois possibilita resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais.
Outra vantagem da avaliação consiste no fato de obter a visão da performance do avaliado sob diferentes ângulos. Isso promove maior aceitação, pois os colaboradores percebem como um processo mais justo e confiável.
Entretanto, uma há uma desvantagem. O 360° não é uma ferramenta de avaliação conclusiva, uma vez que reflete a realidade subjetiva do comportamento a partir de um conjunto de percepções variadas. Por isso, o método não deve influenciar os sistemas de gestão sem uma discussão prévia e ampla sobre os resultados.