Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o stress atinge cerca de 90% da população. Este mal, que se caracteriza pelo desequilíbrio das funções do organismo, é responsável pelo surgimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e até problemas mais graves como o câncer. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 132 mil infartos são causados pelo estresse do dia a dia.
Sua manifestação está relacionada a diversos fatores externos desfavoráveis – como situações de tensão, ansiedade, perigo – aos quais somos expostos em nossa rotina. No ambiente profissional, por exemplo, o excesso de trabalho, as cobranças exacerbadas, a falta de reconhecimento e perspectivas, tornam comum a ocorrência deste problema. Para evitá-lo, algumas mudanças básicas no comportamento profissional podem fazer a diferença.
1. Identifique sua fonte de stress
O primeiro passo é analisar de perto seu comportamento, atitudes e hábitos para identificar as verdadeiras fontes de stress. Muitas vezes, reclamamos da quantidade de tarefa ou dos prazos, mas não percebemos que o problema pode estar na maneira como administramos nosso tempo.
2. Defina prioridades
Se a sua lista de tarefas parece interminável, analise as demandas e estabeleça prioridades. Calcule o tempo necessário para cada atividade e tente encaixá-las em sua agenda da melhor maneira possível.
3. Não tente controlar o incontrolável
Não perca tempo – e energia – se preocupando ou reclamando de coisas – e de pessoas – que estão além do seu controle. Foque naquilo que você pode mudar.
4. Tome decisões
A ansiedade e insegurança que acompanham o stress podem afetar a nossa capacidade de tomar decisões. Por isso, sempre que estiver diante de situações deste tipo, posicione-se, ainda que tenha que refletir por um tempo sobre as consequências de sua escolha. Isso ajudará a tirar um peso de suas costas.
5. Relaxe
Reservar um tempo para relaxar é uma necessidade primordial. Passe um tempo do seu dia fazendo o que lhe dá prazer, seja praticando um esporte, lendo um livro, cozinhando. Desta forma, conseguirá lidar melhor com as dificuldades do dia a dia.
6. Cultive bons hábitos
Para fugir do estresse, nada melhor do que buscar mais qualidade de vida. Portanto, não é apenas o seu comportamento profissional que merece atenção. Transforme toda a sua rotina, incluindo bons hábitos ao seu dia a dia atarefado. Coma melhor, pratique exercícios, cuide da sua saúde. Tudo isso ajudará a manter uma vida equilibrada e saudável.