Home > Sem categoria > Dia do Profissional de Marketing: Confira algumas dicas se você pretende atuar na área

Dia do Profissional de Marketing: Confira algumas dicas se você pretende atuar na área

Uma boa comunicação, criatividade e atualização constantes estão entre as características mais importantes para quem deseja trabalhar nesta área

Fernanda Blondin, profissional de Marketing.

Quem acha que para trabalhar com Marketing basta ter muita criatividade está enganado. “É importante que esteja sempre antenado e busque sempre coisas novas. Manter-se atualizado é a maior chave do profissional”, aconselha Fernanda Blondin, na área há sete anos.

Fernanda começou sua carreira aos 18 anos e descobriu sua vocação ainda na faculdade. “Quando chegou a hora de escolher minha profissão eu já tinha interesse pela área de humanas, então, por ser comunicativa e estar ligada a novos assuntos, descobri que meu ‘dom’ era a publicidade. A partir daí entrei de cara e me descobri no marketing”, conta.

Assim como Fernanda, milhares de pessoas que atuam no ramo não são formados em Marketing. A profissão não é regulamentada e não é preciso formação específica para atuar na área. Apesar disso, as empresas optam por profissionais graduados neste curso ou em faculdades correlatas, principalmente na área de humanas. Publicitários, jornalistas e relações públicas são os que mais disputam espaço neste mercado.

A concorrência é justamente um dos maiores desafios para estudantes e profissionais, aponta Fernanda Blodin. “A área se expandiu muito nos últimos anos. Por isso é preciso se atualizar sempre, fazer cursos de especialização que acabam se tornando um investimento”.

Os cursos de especialização e extensão são mesmo uma boa opção para quem quer se destacar nessa atividade. Conhecer outros idiomas, softwares de edição e fotografia também pode fazer a diferença no currículo.

A área se expandiu muito nos últimos anos. Por isso é preciso se atualizar sempre, fazer cursos de especialização que acabam se tornando um investimento. É incrível você depositar todo seu esforço e dedicação e depois ver a recompensa. Seja no varejo com resultados em números ou até mesmo numa campanha de endomarketing onde os colaboradores captam a mensagem.”

O Marketing possui diversos campos de atuação que vão da comunicação corporativa aos eventos, passando pelo digital, varejo e mídia impressa. Além disso, a área está mudando. Com a chegada das mídias digitais e a expansão da internet, um novo tipo de Marketing surgiu e, com ele, novos segmentos e cargos. Profissionais dessa área precisam ter capacidade de adaptação para acompanhar a evolução do mercado e de suas ferramentas (como as redes sociais) e estar dispostos a aprender algo novo sempre.

O retorno, entretanto, é gratificante: “é incrível você depositar todo seu esforço e dedicação e depois ver a recompensa. Seja no varejo com resultados em números ou até mesmo numa campanha de endomarketing onde os colaboradores captam a mensagem”, finaliza a profissional.

Foto: © Depositphotos.com / iljdema

O curso – Comumente as faculdades misturam disciplinas específicas, como introdução ao Marketing e ética profissional às aulas de conhecimentos gerais muito importantes nesse ramo, como psicologia, sociologia e contabilidade. A partir do 3º ano passa-se a estudar disciplinas mais voltadas ao mercado: comportamento do consumidor, finanças, economia, administração estratégica e pesquisa de Marketing, por exemplo. O curso tem duração média de quatro anos. É possível fazer estágio desde o início da graduação.

O mercado – O profissional dessa área pode atuar em agências e empresas, com pesquisa, gestão ou estratégia de comunicação e vendas. O campo está em expansão, atualmente a maior demanda é para atuar no segmento digital, em vendas, campanhas e redes sociais.

Salário – Não existe piso salarial para esta categoria, mas o salário médio de um iniciante está em torno de R$ 1,5 mil.

Matérias Relacionadas