Como o próprio nome demonstra, o fundo multimercado permite o investimento em mercados variados: títulos públicos, commodities, ações, juros, dólares, etc. Por sua variedade, estes fundos são as primeiras opções de investidores que desejam começar a arriscar um pouco mais, saindo dos conservadores investimentos de renda fixa.
Para adentrar ao universo dos fundos multimercado, é necessário buscar o auxílio de instituições financeiras que ofereçam esta opção. Gestores especializados poderão, a partir da disponibilidade de recursos financeiros para investimento, criar a proposta mais adequada de aplicação. Uma das vantagens do fundo multimercado é que outros tipos de investimento podem, eventualmente, compensar perdas advindas de momentos de estresse na Bolsa de Valores, minimizando perdas radicais.
Essa flexibilidade pode ser especialmente interessante também nos momentos em que a economia dá sinais de instabilidade e em que o cenário do mercado encontra-se mais nebuloso. Para driblar da forma correta essas situações de incerteza sem deixar de investir, é importante contar com um gestor realmente habilitado. Por isso é fundamental observar os resultados obtidos quando o contexto for mais favorável, assim como a postura da instituição financeira escolhida para cuidar dos investimentos.
Também é obrigação destas instituições prestar esclarecimento em relação a todos os mercados em que atuam e às taxas que praticam, e como acreditam que podem efetivamente auxiliar quem busca por investimento em fundo multimercado. A dica é ter paciência para pesquisar diversas instituições até chegar à que melhor se adeque aos seus interesses e necessidades.