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Entenda o conceito de joint venture e confira alguns exemplos

O compartilhamento dos custos, de experiências de gestão, elevação do potencial de produção e maximização de lucros atrai empresas de vários segmentos

Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Joint venture é uma expressão de língua inglesa e tem como significado a união de duas ou mais empresas que já existem, com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica por um determinado período de tempo, visando o lucro e outras motivações.

Entre as motivações que fazem parte do conceito de joint venture, podemos citar a superação de barreiras em um novo mercado a ser explorado, os benefícios no desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, a expansão de atividades em comum e a competição mais eficiente no mercado.

Para entender melhor o que é joint venture, é necessário citar também que existem dois tipos de joint ventures: a contratual, em que não existe a formação de uma nova empresa, e a societária, onde há a criação de uma nova empresa com personalidade jurídica própria.

Nessa aliança, as empresas envolvidas se comprometem a partilharem a gestão, os lucros, riscos e prejuízos do projeto, levando em consideração que muitos desses projetos demandam um alto investimento na fase inicial, sejam de valor, capital humano, horas trabalhadas e até mesmo cortes em áreas específicas.

Diversas empresas em vários setores da economia em todo o mundo investem nesse tipo de sociedade, e os maiores exemplos de joint venture aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação.

No ano de 1987 até meados de 1996 ocorreu a integração das fábricas e operações de duas grandes empresas automobilísticas no Brasil, Volkswagen e Ford, resultando na Autolatina. Esse exemplo de joint venture visava potencializar os pontos fortes de cada uma destas empresas e compartilhar os custos de produção.

Também no ramo automobilístico, as montadoras Fiat e General Motors se uniram em 2001 numa joint venture, resultando na Fiat-GM Powertrain (FGP), que durou até 2005.

Em 2011, no ramo alimentício, houve a venda da marca Becel, da Unilever Brasil, à Perdigão, que disponibilizou sua estrutura de venda e distribuição, enquanto a Unilever entrou com todo o equipamento e mão de obra.

No início de 2014 a joint venture indiana de Singapore Airlines e Tata Sons encomendou o avião A320 da Airbus para o lançamento do projeto, o que permitiu uma vitória sobre a concorrente Boeing.

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No Brasil, também em 2014, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a formação de uma joint venture entre a Cemig e a mineradora Vale. O projeto visa elevar o potencial de gerar novos negócios e maximizar resultados com a combinação de experiências em gestão operacional, financeira e de projetos de ambas as empresas.

Já para o ano de 2015 está prevista a união da Braskem com a Styrolution com a construção de uma fábrica e início da produção de especialidades estirênicas em 2017 (clientes nos setores automotivo e de eletrodomésticos). A Styrolution entrará com licenciamento de tecnologia e negócios já existentes, e a Braskem promoverá infraestrutura da cadeia de fornecimento e o local para construção da fábrica.

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