Para as pessoas que pretendem adotar um estilo de vida mais saudável, baseado na alimentação correta e na prática de exercícios físicos, existe todo um processo de adequação do corpo para deixar o sedentarismo. Neste momento, é essencial a participação de profissionais especializados, como educadores físicos e nutricionistas, que orientarão o caminho a ser percorrido.
O educador físico é responsável por desenvolver o hábito do exercício para o condicionamento das pessoas de todas as idades, não só atletas. Ele organiza, executa e supervisiona programas de atividades individuais ou em grupos, no intuito de preparar os indivíduos para um determinado esporte ou auxiliar o tratamento de pessoas com deficiência e que sofreram lesões.
Estes profissionais acompanham o aluno durante a prática de exercícios físicos. Assim, são capazes de orientar alongamentos para aquecer a musculatura do corpo e evitar possíveis lesões, corrigir a postura durante a atividade e verificar o cansaço dos atletas para que não ultrapassem seus limites.
Durante o curso, o estudante de educação física tem contato com muitas matérias da área das Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia, além das disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas.
Deste modo, quando formados, os profissionais são capacitados tanto no âmbito dos conhecimentos do corpo humano e suas reações no decorrer de exercícios físicos, quanto na parte educacional, o que os tornam capazes de cativar alunos jovens e adultos para que adotem um estilo de vida saudável.
Dentro do contexto atual de despertar da sociedade para a mudança dos padrões pré-estabelecidos de saúde e preservação da natureza, os educadores são importantes para a conscientização das pessoas na esfera esportiva e de atividades físicas. Acompanhando e incentivando a transformação do modo como os indivíduos cuidam de sua saúde, em conjunto com a reeducação alimentar e a medicina.