Home > Sem categoria > Conheça a depressão pós-férias e seus sintomas

Conheça a depressão pós-férias e seus sintomas

A volta ao trabalho pode acarretar em depressão pós-férias. Dentre os principais sintomas estão o desânimo, dores e a angustia

depositphotos

Sair de férias é a hora de relaxar e dedicar um momento para você após um ano inteiro de trabalho. Porém, o que para muitos é sinônimo de descanso, para outros pode se tornar um problema.

Passados os 30 dias de repouso das tarefas profissionais, é hora de voltar à rotina e retomas as funções. Neste momento de retorno e algumas pessoas podem apresentar sinais de depressão pós-férias. O fato foi comprovado por uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), em 2012, na qual revelou que 23% dos profissionais sofrem com a depressão.

Segundo o levantamento, as causas mais comuns para a depressão pós-férias são insatisfação profissional – que já se manifestava anteriormente ao período de descanso –, falta de possibilidade de promoção dentro da empresa, falta de oportunidade para se desenvolver profissionalmente, ambiente de trabalho hostil e conflitos interpessoais dentro da companhia.

Sintomas da depressão pós-férias

A desmotivação para voltar ao trabalho é um dos principais sintomas da depressão pós-férias, o que acarreta em problemas físicos, emocionais e comportamentais. O funcionário não tem ânimo para as atividades do dia a dia. A irritabilidade é mais um sinal que caracteriza esse problema.

Além disso, a pesquisa mostrou ainda que o profissional apresenta sintomas físicos, dores musculares, dor de cabeça, cansaço, insônia e problemas gastrointestinais. Já na parte emocional, é comum ficar angustiado, ansioso, sentir culpa e raiva. O uso de medicamentos, drogas, bebidas alcoólicas, a ingestão de comidas calóricas e o tabagismo são sinais de mudanças de comportamento.

Dicas para evitar a depressão pós-férias

Após o período de férias é normal demorar um tempo para acompanhar novamente o ritmo de trabalho. Entretanto, se os sintomas durarem mais do que duas semanas, fique em alerta.

Por conta disso, separamos algumas dicas para evitar a depressão pós-férias:

  • Caso seja possível, divida as férias em dois períodos ao longo do ano;
  • Planeje-se para voltar de viagem pelo menos dois dias antes de terminar as férias. Assim, você conseguirá reorganizar suas coisas com mais calma;
  • Caso encontre trabalho acumulado na volta de suas férias, não se desespere e busque uma maneira para se organizar e realizar suas tarefas com tranquilidade;
  • Procure usar a vitalidade das férias na sua rotina de trabalho;
  • Encare a volta das férias como um desafio e estabeleça metas.

Matérias Relacionadas