Falar diante de uma plateia é um desafio. É claro que algumas pessoas sentem um grande prazer nesta exposição e outras conseguem até agir com desenvoltura neste tipo de situação. Mas, para quem tem medo de falar em público, apresentar um trabalho, projeto ou ideia a um grupo de espectadores está longe de ser um prazer ou uma atitude simples.
De forma mais geral, para quem não gosta de falar em público, a insegurança e o medo exacerbados costumam surgir juntamente com uma necessidade de atender às expectativas acima da média. Aí a expressão se torna truncada, surgem brancos na mente e sintomas físicos como a taquicardia.
A baixa autoestima também tende a compor este conjunto de fatores que dificultam a fala em público. Uma pessoa que escutou críticas duras durante muitos anos vindas de familiares, professores e até amigos dificilmente conseguirá ter a segurança necessária para colocar suas ideias a uma plateia.
O resultado destas dificuldades pode ser verdadeiramente prejudicial, já que atualmente a maioria das organizações necessita de profissionais aptos a se expressarem de forma clara em diversas situações.
Dentre as técnicas indicadas pelos especialistas para falar em público com desenvoltura esta, primeiramente, o preparo. A menos que o improviso seja realmente necessário, quanto mais o palestrante souber sobre o que irá falar, mais seguro se sentirá. Vale também criar um roteiro simplificado do discurso, destacando os pontos principais. Também é importante ensaiar algumas vezes a fala e, se possível, inserir nela algum dado pessoal que tenha conexão com o assunto e que possa ajuda-lo a relaxar e a criar proximidade com o público.
Pouco antes de iniciar a fala, especialistas apontam que respirar calmamente ajuda a trazer mais serenidade, baixando os níveis de ansiedade. Outra técnica citada por especialistas é criar uma espécie de personagem na hora de se apresentar. Não precisa ser nada muito diferente de você, mas outra versão sua, da qual você consiga manter algum distanciamento. Desta maneira pode ficar mais fácil diminuir os níveis de exigência e também de ansiedade.
Encarar o público é uma atitude que só é interessante quando surgir uma segurança maior. Caso olhar para os interlocutores seja mesmo necessário, busque um olhar de aprovação – alguém que você perceba que está prestando atenção e, de algum como, concordando com as suas palavras. Se não se sentir à vontade, outra dica é buscar um ponto no fundo do público e falar olhando para ele. Assim, todos sentirão observados e, você, menos ameaçado. Porém, se mesmo após a utilização destas técnicas não surtir efeito, um caminho pode ser buscar a ajuda de um terapeuta. O processo terapêutico poderá ajudar a encontrar as causas mais profundas da insegurança que impede a expressão e a torná-las cada vez menos presente.