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Liderança de equipe ou em equipe? Entenda a diferença

É na relação entre quem conduz um grupo e quem é conduzido que se encontra a forma com que uma equipe é liderada. Veja como uma pode ser diferente da outra

A liderança pode ser definida como a capacidade de direcionar e influenciar as pessoas a objetivos em comum do grupo. Significa conduzi-las em busca dos resultados desejados, em situações nas quais a meta é identificada e está clara e definida. Com isso, os líderes são importantes e responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações.

Nenhuma pessoa precisa nascer para essa função, mas ao tomar atitudes certas qualquer um pode tornar-se um líder excepcional. Algumas características podem ser desenvolvidas ao longo da carreira. Além de saber lidar com pessoas e ter espírito de equipe, um bom líder precisa sair do lugar comum e enfrentar desafios.

No entanto, mesmo obtendo essas características, existem duas formas de liderança e uma grande diferença entre elas: a maneira como conduzir a equipe e desempenhar o trabalho.

Liderança de equipe

Liderar nos dias de hoje não é uma tarefa simples, pois o líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus apoiadores. Ao mesmo tempo deve atender a expectativas pessoais e profissionais e alinhá-las aos interesses da empresa.

O líder de uma equipe sabe conduzir, orientar e levar sua equipe a desempenhar suas funções e alcançar os resultados esperados, pois ele é o responsável pelo grupo.

Liderança em equipe

Já o líder que atua em equipe possui as mesmas características essenciais para a liderança, no entanto ele faz com que todos os integrantes de sua equipe ajudem a tomar decisões. A equipe participa e dá sua opinião. O líder que atua dessa forma delega não só tarefas, mas poderes. Trabalha em parceria com os companheiros de trabalho.

Nesse âmbito, é importante que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo e leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões.

Contudo, ainda que uma forma deva prevalecer sobre a outra, toda equipe de trabalho necessita de profissionais direcionados para o sucesso de seus empreendimentos. As empresas e as instituições precisam deles como molas que impulsionam sua organização visando o bom desempenho das tarefas.

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