Home > Desenvolvimento Pessoal > 6 passos para você começar seu plano de desenvolvimento pessoal

6 passos para você começar seu plano de desenvolvimento pessoal

Veja dicas de como aprimorar os seus potenciais humanos

Stockphoto.com / maxsattana O autoconhecimento é um dos pontos-chave do desenvolvimento pessoal.

Antes de nos desenvolvermos como profissionais, precisamos buscar nossa evolução como seres humanos. Ao estarmos bem com nós mesmos, estaremos prontos para fazer o bem para o outro, seja entre amigos, familiares e desconhecidos, seja dentro da empresa.

Ao praticarmos o desenvolvimento pessoal, identificamos e ampliamos as nossas capacidades para realizarmos os projetos que julgamos serem essenciais para nos sentirmos mais completos e felizes.

Para elaborarmos um plano de desenvolvimento pessoal precisamos dar o primeiro passo. E para ajudar você nesse processo, o Mundo Carreira separou algumas dicas para você:

Pratique o hábito da leitura

Ler, além de ser uma ótima terapia, é uma riquíssima fonte de sabedoria. À medida que você lê mais vocabulário e mais conhecimento você terá para aplicar e compartilhar no seu dia a dia. Se você ainda não tem o costume, comece lendo um. Agora se este hábito faz parte do deu dia, se desafie: tente ler mais de um livro ao mesmo tempo. Separe um tempo para cada livro e delicie-se. Ao final você vai ficar impressionado com a gama de conhecimento que adquiriu e fará disso um hábito.

Descubra um novo hobby

Faça uma lista das coisas que você gosta e tente tornar isso um hobby. Que tal aprender a dançar ou a cantar? Já pensou em se dedicar a um esporte? Quando a gente começa a fazer algo novo por vontade própria uma nova dose de energia toma conta da gente e essa sensação se espalha por outros campos da nossa vida. Você também vai perceber quantos amigos e conhecimentos novos você vai adquirir.

Procure conhecer suas emoções

Já pensou em fazer um curso de inteligência emocional? Saber reconhecer e administrar as próprias emoções fará com que você se conheça ainda. Ao identificar o que lhe deixa feliz, triste, com medo ou com raiva, fica mais rápido ratificar ou evitar certas situações que despertem estes sentimentos. Ao adotar essa capacidade, você vai se sentir mais livre para investir em relações saudáveis e construtivas.

Saia da sua zona de conforto

Mudar hábitos causa preguiça e até um pouco de medo, mas se você quer crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente, precisa se permitir. Zona de conforto é sinônimo de acomodação, estagnação. Portanto, tente fazer algo diferente, mesmo que uma tarefa pequena. Você vai descobrir que é capaz de fazer e ser muito mais do que pensa. Mas não se iluda: crescer exige esforço. Faça isso por você e pelo futuro que sonha ter.

Procure ajuda

Já ouviu falar em coaching? Esta ferramenta vai ajudar você a definir seus objetivos pessoais e profissionais e a encontrar meios de alcançá-los. Quem aplica a técnica é um coach que, por meio de sessões, orienta você a se desenvolver e a definir as metas que farão de você uma pessoa de sucesso.

Medite

Para por um momento e silenciar é uma ótima forma de organizar as ideias e aliviar as tensões. Escolha um local aconchegante e um horário no qual não será interrompido. Ao meditar, você limpa sua mente e abre espaço para pensamentos que são realmente importantes para a sua produtividade e bem-estar.

Matérias Relacionadas