Cada pessoa possui caráter, personalidade e temperamento diferente. Por conta disso, é comum lidar com colegas no ambiente de trabalho com pensamentos e maneiras de agir que podem, ou não, ir ao encontro dos seus. Dessa forma, é importante saber lidar com situações adversas e estar preparado para isso.
Personalidade
A personalidade é formada por um conjunto de características psicológicas que determinam a maneira de pensar e agir dos indivíduos. Então, é comum encontrar no ambiente de trabalho pessoas com origens, culturas e personalidades diversas. Essa situação favorece que cada pessoa tenha um estilo de trabalho, que pode combinar com o seu ou também ser divergente.
Para evitar conflitos desnecessários, é fundamental a compreensão para entender como a personalidade de cada um pode contribuir para motivar os demais colaboradores a agirem de uma determinada maneira.
Caráter
Em termos gerais, o caráter indica os traços morais de cada indivíduo, ou seja, um conjunto de princípios e valores individuais. No ambiente de trabalho pode ocorrer que a falta de caráter de alguns interfira na harmonia do grupo. Por exemplo, um chefe que gosta de pegar os créditos para ele e não valoriza os resultados da equipe ou colegas que têm inclinação para puxar o tapete dos outros podem atrapalhar a convivência.
Essas situações podem ser motivadas pelo longo tempo de empresa de uma determinada pessoa ou a falta de preparo para lidar com cargos de liderança, o que gera um desconforto geral.
Lidar com o caráter, ou a falta dele, pode ser difícil. Porém, é importante tentar ser tolerante e procurar estabelecer um diálogo com quem tem atitudes que são adversas às suas. Procure se impor e mostrar para a pessoa que ela está atrapalhando a harmonia do grupo. Por outro lado, há empresas em que a cultura já está estabelecida e os colaboradores veem o ambiente de trabalho ser favorável para que as pessoas que não se enquadram saiam naturalmente da empresa.
Temperamento
Tímido, alegre, extrovertido, introvertido e despachado são algumas das características que definem o temperamento de cada um. O ambiente de trabalho é o local mais propício para todas elas se encontrarem. Fato que pode ser positivo ou negativo.
Lidar com pessoas com temperamento diferente do seu pode causar um certo incômodo e, com isso, gerar conflitos entre os colaboradores. Afinal, há quem adore fazer piadinha e quem odeie ser envolvido nelas. Então, cabe ao profissional ter inteligência emocional para manobrar situações indesejadas, evitando consequências negativas e resultados desastrosos para a empresa e para ele mesmo.
Então, o ideal é buscar a parceria entre os colegas e aproveitar a diversidade, sempre com bom senso. Para isso, evite julgar os outros, ouça o colega de trabalho e tente se colocar no lugar dele.