O sucesso e o crescimento profissional são dois objetivos que a maioria das pessoas almeja e para conquistá-los é necessário muito empenho. Atrelado a isso, encontra-se um cargo, uma função ou característica que é igualmente complexa de ser atingida, pois requer ainda mais do profissional: a liderança.
Para alcançar tal patamar o profissional precisa entender, antes de tudo, como ser um líder e as atitudes que se espera dele. A pessoa que é responsável por uma equipe deve atuar com eficiência, auxiliar no desenvolvimento de todos ao redor, ser coerente, ter compromisso e criar oportunidades de mudança.
Muitos profissionais podem até ter essas características ou desenvolvê-las e, devido a isso e por estarem tecnicamente bem qualificados assumem cargos de chefia. No entanto, para serem bem sucedidos é necessário que aprendam a liderar pessoas.
O primeiro passo para se tornar um bom líder é saber motivar sua equipe, reconhecer o progresso e fazer da conquista do outro algo significativo. Além disso, deve ter sensibilidade o suficiente para ajudar cada membro de sua equipe a se desenvolver e crescer profissionalmente.
Outro fator importante é a humildade. Um bom líder sabe ouvir críticas e, com isso, incentiva a equipe a expressar suas opiniões. Ele precisa disciplinar-se a falar menos e ouvir mais. O bom líder trata os funcionários com respeito e paixão.
Por isso, é fundamental que conheça sua equipe, reconheça o talento individual para explorá-lo e potencializá-lo no coletivo. Lembre à sua equipe o quanto o trabalho dela é importante para a realização de uma meta ou projeto. De acordo com especialistas, a maior causa de falhas no trabalho é a perda do significado das atribuições.
Como ser líder aqui não tem a ver com a centralização de poder, é necessário que haja confiança na equipe. Hoje, além de coordenar e delegar com confiança, o bom líder participa ativamente da execução do projeto.
No geral, um bom líder gosta de pessoas; tem controle emocional; sabe trabalhar sobre pressão e em crises; é uma pessoa organizada; estabelece prioridades para a equipe e sabe trabalhar com ela.
Por fim, o líder deve representar aquilo que a empresa vende como proposta de valor para o profissional. Agindo dessa maneira, é possível tirar dos profissionais no ambiente organizacional o que de melhor eles possuem, aumentando a produtividade e rentabilidade das companhias.