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Qual deve ser o perfil do profissional de marketing?

Para acompanhar as mudanças da comunicação e seus efeitos no mercado, estes profissionais precisam buscar a constante adequação e atualização de seus conhecimentos

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Foto: pahpoom

As inovações tecnológicas que marcam a era digital têm provocado mudanças constantes na Comunicação. A facilidade de acesso a informações e a diversidade de ferramentas e dispositivos disponíveis têm mudado o comportamento do consumidor. Essa realidade exige dos profissionais de marketing uma postura mais complexa, diferenciada e abrangente, capaz de entender as necessidades deste novo público.

Para acompanhar o dinamismo desta comunicação, o atual profissional de marketing precisa ser ousado, curioso, questionador e, antes de mais nada, precisa entender este novo cenário, compreender as transformações e os desejos do target para aplicar estratégias eficientes ao negócio que conduz. Além disso, deve estar familiarizado com as diferentes plataformas tecnológicas de comunicação e as diversas ferramentas que oferecem dados e estatísticas fundamentais para o entendimento do mercado.

Criar um relacionamento e conexão com o público é essencial em qualquer estratégia de marketing. Para garantir o sucesso destas ações, o profissional de marketing deve saber como captar impressões e se comunicar com uma linguagem adequada a cada público. Deve, ainda, buscar constantemente informações, em todos os meios e mecanismos disponíveis – Google, Redes Sociais e na internet como um todo – para entender os anseios dos consumidores, que sofrem transformações em uma velocidade espantosa.

O novo profissional não se limita ao cumprimento de ordens apenas. Ele vai além. Assume uma posição multifuncional, com conhecimentos sobre todo o processo, desde a gerência de projetos à produção de conteúdo. Essa visão global permite a articulação de estratégias colaborativas, que integra diversas áreas e especialidades para atender às metas e demandas com mais eficácia.

Atualmente, também tem se exigido deste profissional o domínio da análise de dados. Os chamados “Matemarketing” possuem ótima capacidade analítica e combinação de ideias para transformar estatísticas em insights.

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