Home > Mercado de Trabalho > Qual será o futuro dos negócios digitais no Brasil?

Qual será o futuro dos negócios digitais no Brasil?

Com a evolução das tecnologias e a democratização do acesso às ferramentas digitais, o mercado de negócios digitais é cada vez mais explorado por quem quer se tornar um empreendedor

Foto: © Depositphotos.com / SergeyNivens

O uso da internet tem crescido nos últimos anos no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários. Só em dezembro de 2013, segundo a ComScore, foram 67 milhões de visitantes nas páginas eletrônicas, o que tornou o país o quinto maior em número de habitantes conectados, acima da Rússia.

Apesar dos dados e informações, os brasileiros ainda estão se acostumando com essa nova realidade, e começam agora a trilhar o caminho dos negócios digitais, que carregam na sua agenda diversas oportunidades de lucro e desenvolvimento profissional que só a internet é capaz de oferecer.

Para especialistas, os próximos cinco anos serão muito importantes e decisivos para o Brasil no que diz respeito ao universo digital. Isso porque, com o aumento constante nos acessos e nos usuários, cresce também o número de celulares e gadgets, bem como o número de oportunidades.

A expectativa positiva é reflexo do sucesso que já domina esse mercado. A publicidade digital, o e-commerce, a criação de sites, a implementação de jornais e revistas online, os infoprodutos, aplicativos e redes sociais, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e tem tudo para continuarem assim. A facilidade na produção e, claro, na aquisição desses bens por parte dos clientes, é o que mais atrai os dois lados.

Dessa forma, as oportunidades de crescimento no universo digital existem e são acessíveis. Mas, para aproveitá-las novos empreendedores digitais precisam estar bem preparados para atuar nesse mercado, e isso exige um bom plano de negócio e paciência.

Existem por aí muitas ideias fantásticas, com planos de negócio ótimos, mas que não fazem sucesso. Portanto, gerenciar expectativas e ter fôlego para uma decolagem mais lenta, podem ser pontos para dar início a uma startup digital.

Além disso, é preciso ter criatividade, foco, motivação, racionalidade e um diferencial, já que a tendência é que cada vez mais que é pessoas descubram o modelo de negócio e queiram entrar para o mercado.

Fonte de inspiração

Não é a toa que os novos empreendedores se inspiram em Steve Jobs nas suas criações. Considerado um homem de visão, quando criou a loja de aplicativos para iPhone, ele previu um movimento positivo no mercado de tecnologia voltado basicamente a serviços destinados ao celular.

Foto: © Depositphotos.com / a393978551

Os aplicativos, hoje, são sucesso e tendência por onde quer que você vá. A facilidade do dia a dia que as ferramentas geram, colocam as empresas responsáveis em posição de destaque no mercado, e na mira de grandes companhias.

E é esse sucesso que movimenta e faz da indústria digital uma das mais poderosas do mundo. Um mercado onde um aplicativo vale bilhões é uma aposta certa para o futuro, segundo investidores e especialistas.

Matérias Relacionadas