Nem todo mundo consegue manter as contas em dia. De acordo com economistas do Serasa Experian, taxas de juros elevadas, inflação e desemprego acabam influenciando a inadimplência do consumidor. Para evitar que essa situação aconteça, o confira cinco passos para saber como gastar menos dinheiro.
Utilize um software de controle financeiro
Uma boa dica é utilizar um software de controle financeiro. Com ele, a pessoa pode saber quais são suas receitas, despesas, quanto gastou por dia e no que. Assim, fica mais fácil saber onde é possível economizar.
Analise os gastos
É fundamental reservar um tempo para analisar suas despesas. Avalie quais são os maiores gastos e veja onde é possível reduzi-los, por exemplo, com lazer, bares e restaurantes. As contas residenciais, como luz, gás e água, também podem ser reduzidas com uma mudança de hábitos.
Gaste conforme o salário
Outra dica valiosa é nunca gastar mais do que se ganha, por isso, procure manter as despesas dentro do valor que recebe de salário. Com isso, a pessoa evita ter que recorrer a empréstimos, rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, que cobram altas taxas de juros.
Planeje as despesas
Para saber como gastar menos é importante criar o costume de planejar as despesas. Reserve um tempo no final do mês para prever os gastos. A atenção vai primeiro para os gastos fixos, como aluguel, parcelas de empréstimo e financiamentos, depois os gastos que são variáveis, mas não costumam mudar muito mensalmente, como luz, água e gás. O valor que sobrar será utilizado para o lazer.
Evite parcelamentos
Por fim, o parcelamento requer muito cuidado, porque é grande a chance da pessoa perder a noção dos gastos. Além disso, muitas compras parceladas tem a desvantagem de cobrar juros, portanto, procure comprar o item à vista.