Home > Mercado de Trabalho > Vantagens e desvantagens do sistema just in time

Vantagens e desvantagens do sistema just in time

De um lado há a melhoria da qualidade e redução de estoques, porém o modelo requer que a procura pelo produto seja estável a curto prazo.

© Depositphotos.com / 06photo Nas fábricas onde está implementado o just in time, o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.

O conceito do sistema just in time está relacionado a produção por demanda, onde primeiro vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e, posteriormente, fabricá-lo ou montá-lo.

Vantagens

A principal vantagem dessa prática está na redução de estoques, pois não é necessário disponibilizar um espaço e recursos humanos para tratar deste aspecto. Existe também uma redução significativa dos tempos de preparação, de custos e desperdícios, uma vez que o sistema procura reduzir os gastos dos equipamentos, materiais e mão de obra.

Através do sistema just in time, há uma melhoria da qualidade do processo produtivo por conta do planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção, sendo que, o único nível aceitável de defeitos é zero, motivando a procura das causas dos problemas e das soluções que eliminem essas mesmas causas.

O modelo de produção também aumenta a rapidez de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo, pois, através da manutenção de níveis de estoque muito baixos (ou nulos), um modelo de produto pode ser mudado sem que se originem muitos componentes obsoletos.

Desvantagens

De outro lado, as principais desvantagens do just in time estão ligadas à flexibilidade do sistema produtivo, no que se refere à variedade dos produtos oferecidos ao mercado e à variação da procura a curto prazo.

Este sistema requer que a procura seja estável a curto prazo para que se consiga um balanceamento adequado dos recursos, possibilitando um fluxo de materiais contínuo e suave. Caso a procura seja muito instável, há a necessidade de manutenção de estoques de produtos acabados a um nível tal que permita que a procura efetivamente sentida pelo sistema produtivo tenha certa estabilidade.

Outro fator limitador do just in time é que a redução do estoque pode aumentar o risco de interrupção da produção em função de problemas de gestão de mão de obra, como, por exemplo, greves tanto na fábrica como nos fornecedores.

Matérias Relacionadas