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4 dicas para se dar bem em processos seletivos em inglês

Especialistas dão dicas de como obter bons resultados ao utilizar uma segunda língua em entrevistas de emprego

© Depositphotos.com / studiostoks Em uma entrevista de emprego o candidato precisa ter calma para expressar adequadamente seus conhecimentos.

Dominar um segundo idioma costumas contar muitos pontos na hora de concorrer a uma vaga de emprego. O grau de conhecimento, a metodologia adotada e a escola onde a segunda língua foi ensinada são algumas das informações avaliadas pelos selecionadores na hora de escolher os candidatos que serão contatados.

Há empresas que apenas exigem os conhecimentos de outra língua para tarefas eventuais, mas em outras a fluência se torna obrigatória. Nestes casos, provas orais e escritas integram o processo seletivo, de forma que os selecionadores possam medir a desenvoltura e a real capacidade de comunicação em inglês.

Diante da pressão que um processo seletivo realmente gera, como evitar gafes e garantir uma boa oportunidade no mercado? Os especialistas Marcelo Barros, diretor de Educação da rede de escolas de idiomas CNA, e Alberto Costa, Senior Assessment Manager de Cambridge English no Brasil (departamento da Universidade de Cambridge dedicado à certificação internacional de inglês), selecionaram quatro dicas importantes:

Estude os temas que poderão ser discutidos na entrevista presencial

Ler materiais em inglês sobre os assuntos que poderão ser abordados no dia da entrevista é uma ótima forma para você se familiarizar ou relembrar termos específicos. Depois, pratique escrevendo redações que estimulem a argumentação e a familiarização com o vocabulário.

Uma dica é usar recursos online como o Write&Improve. Nele, a pessoa escolhe um tema, escreve seu texto e envia para um sistema que retorna em segundos com um feedback do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário. Assim, o nervosismo diminui e as chances de sucesso no momento de pressão são maiores.

Não se esqueça da pronúncia!

Praticar a conversação em torno desses assuntos também é fundamental para evitar deslizes e facilitar a comunicação na hora da entrevista. Para isso, além de treinar com músicas e filmes em inglês, busque vídeos na internet que explorem os potenciais temas que serão abordados e preste atenção em como os termos novos são pronunciados. Se surgir dúvida, uma boa dica é consultar a opção de áudio do Google Translator.

Lembre-se que a boa pronúncia começa, antes de tudo, no ouvido, e se você nunca escutou alguém falando uma determinada palavra, dificilmente vai aprender a pronunciá-la apenas com a leitura.

Tenha uma certificação internacional (e declare isso no currículo)

Os exames de certificação internacional de proficiência são desenvolvidos com base em padrões internacionais de habilidades e comprovam, de maneira isenta, que a pessoa certificada está apta a se comunicar no nível testado e que não faltará base para as atividades do dia a dia. Justamente por facilitar a seleção dos candidatos mais bem preparados no idioma, eles são muito bem vistos pela maioria das empresas nacionais e multinacionais.

Ter uma certificação torna-se especialmente interessante em tempos de crise, quando as vagas estão mais disputadas e os gestores buscam fazer contratações cada vez mais assertivas.

Avalie o seu desempenho após a entrevista

Depois da entrevista, analise as zonas de desconforto e as dificuldades sentidas durante todo o processo – talvez o examinador tenha até mesmo pontuado questões que não estavam claras ou que podem ser melhoradas no currículo. Conhecendo os pontos de melhoria, é possível investir mais tempo para desenvolvê-los, em casa ou em sala de aula, com o auxílio do professor, por exemplo. Isso contribui para que você esteja cada vez mais preparado para as próximas oportunidades.

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