Home > Orientação Vocacional > Blended Learning: As vantagens e desvantagens da educação à distância

Blended Learning: As vantagens e desvantagens da educação à distância

A praticidade é um dos pontos fortes do ensino à distância, entretanto, é imprescindível que o aluno seja disciplinado para garantir a eficácia do processo de aprendizagem

Foto: © Depositphotos.com / lightpoet

Segundo informações do Ministério da Educação, a Educação à Distância (EAD) é a modalidade educacional em que os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com os professores e os alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Esse método de ensino garante que o aluno aprenda sem sair de casa, desde que tenha acesso a um computador. Entretanto, a educação à distância possui vantagens e desvantagens.

Vantagens da educação à distância

Primeiro vamos falar das vantagens do ensino à distância. A praticidade é um dos principais motivos que levam os alunos a optarem por esse tipo de ensino. O trânsito e a distância até o local do curso podem dificultar que a pessoa chegue a tempo de assistir às aulas.

Além disso, há também a diminuição do custo financeiro empregado em sua formação, uma vez que os cursos EAD costumam ser mais em conta do que os presenciais e já vêm com o material didático incluído no preço.

Outro benefício é que o aluno pode acessar o conteúdo na hora que desejar, ao contrário da aprendizagem convencional. Assim, a grade de horários de estudo é flexível, podendo ser montada da maneira mais conveniente para ele.

A vantagem de assumir o papel ativo em sua formação e ganhar autonomia nos estudos, além de contar também com suporte de conteúdo online, são mais vantagens a ser levadas em conta ao escolher o ensino à distância.

Desvantagens da educação à distância

A educação à distância também possui algumas desvantagens, que devem ser observadas antes de finalizar a matrícula. O aluno deve ser capaz de manter a disciplina nos estudos e ser organizado para que o conteúdo das aulas não acumule e atrapalhe o andamento de sua formação.

O ensino à distância pode causar uma falsa sensação de que tem mais tempo para estudar, entretanto, a pessoa que opta por essa modalidade educacional precisa estar envolvida com o curso, como se estive assistindo a aulas presenciais.

Foto: © Depositphotos.com / racorn

O aluno precisa entender, pelo menos um pouco, sobre tecnologia para que consiga acessar o conteúdo das aulas, entregar os trabalhos e ler os materiais adicionais disponibilizados na internet.

Além disso, é imprescindível ter algum tipo de dispositivo eletrônico, como computador, para estudar. Para finalizar, é importante que o aluno participe ativamente das aulas para garantir resultados positivos no processo de aprendizagem.

Matérias Relacionadas