Home > Orientação Vocacional > Como ser autodidata e se destacar na carreira

Como ser autodidata e se destacar na carreira

Mais do que esperar que a empresa ajude com uma bolsa de estudos, é preciso que o profissional busque constantemente aprender o novo.

© Depositphotos.com / diego_cervo O interesse e a força de vontade em sempre saber mais são diferenciais para os profissionais que desejam crescer.

Quem deseja se manter atualizado para o mercado, precisa aprender muita coisa nova a cada dia. Dificilmente uma faculdade ou pós-graduação irá estar 100% alinhada com as tecnologias e conceitos mais atuais.

Alguns setores, como os de tecnologia e medicina, precisam de um constante processo de reciclagem profissional, pois vários sistemas se tornam defasados e, com o constante avanço tecnológico, também são desenvolvidos novos procedimentos.

Não espere ou queira que a empresa lhe ajude com uma bolsa de estudos. Se ela já tem esse benefício, agradeça e saiba aproveitar muito bem isto. Caso contrário, uma forma para se destacar na carreira é ser autodidata.

Dedique uma parte do tempo para buscar conhecimentos e novidades no ambiente profissional. Muitas vezes os cursos de graduação, técnicos ou pós são caros e não é possível conciliar com o horário disponível, dessa forma, é interessante fazer cursos online e montar a própria grade de estudo.

Além disso, muitos grupos são criados na internet para discutir temas relevantes sobre os novos rumos que determinada área vem passando. Assim, é possível tirar dúvidas com colegas, fazer grupos de estudos e até cursos com várias pessoas.

Geralmente, quem tem a capacidade de aprender rápido, vai se destacar mais. Portanto, aproveite o quanto antes e se apaixone pelo conhecimento, aprenda a aprender e desenvolva seu autodidatismo.

Matérias Relacionadas