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O que avaliar na hora de escolher um curso à distância

Trânsito cada vez mais complicado, falta de tempo, dificuldade de horário por causa do trabalho... Brasileiros estão escolhendo cursos de ensino superior à distância para driblar as dificuldades do dia a dia.

© Depositphotos.com / eskaylim Além dos cursos a distância, algumas IES também oferecem disciplinas online em cursos presenciais, visando um enriquecimento maior do currículo do estudante.

Cada vez mais as pessoas estão decidindo por cursos à distância no lugar das tradicionais aulas presenciais, principalmente pelo tempo cada vez mais escasso e pela facilidade de poder estudar em casa, no trabalho e em qualquer outro ponto com internet. No Brasil, por exemplo, 15% dos estudantes matriculados em IES (Instituições de Ensino Superior) estudam à distância em diferentes localidades do país. A EAD (Educação à distância) tem garantido boa perspectiva de futuro para milhões de jovens e adultos brasileiros. Mas, afinal, você saberia o que avaliar na hora de escolher um curso à distância?

“O ensino à distância já é uma realidade no Brasil, mais visível nos grandes centros, onde as conexões de internet são viáveis. Mas isto melhorou bastante e a tendência é melhorar ainda mais. As novas gerações estão muito mais conectadas socialmente e certamente estarão para aprender e estudar. No longo prazo, acredito que trará mais oportunidades a pessoas que hoje não têm acesso à escola e ao saber de qualidade de forma mais estruturada.”, defende a diretora de educação executiva da HSM, Angela Fleury.

Entre os diferenciais da EAD, vale ressaltar que a comodidade de não precisar se deslocar até a instituição de ensino faz total diferença, principalmente em cidades grandes que sofrem com graves problemas de trânsito. Estudar à distância também oferece mais ferramentas de aprendizagem e uma forma diferente de interação de pessoas de localidades distantes. Pelo lado da instituição de ensino, é preciso que a qualidade do curso online seja atestada pelo MEC através do cumprimento de metodologias aplicadas ao longo do curso, que ofereça recursos de interação aos alunos e professores.

“Precisa se unir o saber (conteúdo), o fazer (dispositivos para aplicação do aprendido) e o querer (oportunidades de refletir, escolher e decidir, sobre comportamentos e atitudes). A metodologia precisa: desafiar o participante, implicando-o em seu próprio processo de aprendizagem; trabalhar as suas demandas; desenvolver suas competências para aprender a aprender e para trabalhar em equipe; mobilizá-lo para querer aprender continuamente; aprender em qualquer lugar e com qualquer pessoa; torná-lo predisposto a conectar- se e a trocar seus saberes e fazeres. A metodologia tem que criar estas possibilidades, esses mecanismos e dispositivos em uma tecitura nova, diferente de apenas ‘entregar’ informações.”, abserva Fleury.

Avanços na Educação à Distância

Outra dúvida comum que surge sempre que a pessoa decide pela educação à distância é que se o sistema online é realmente eficaz ou tem os mesmos problemas da educação presencial brasileira. É justamente neste ponto que os avanços da EAD são testados.

“Os sistemas de ensino virtual no Brasil têm evoluído de forma incremental. Alguns fornecedores têm se adaptado às novas tecnologias, como o HTML5 em substituição ao Flash, e agregando jogos, vídeos, integrando suas soluções às redes sociais, mas isto não acontece com todos. Precisamos melhorar a arquitetura das soluções educacionais ampliando o protagonismo do participante em sua própria aprendizagem, intensificando a colaboração, promovendo a construção do conhecimento de forma ativa e trazer ludicidade e prazer, o compartilhamento dos saberes”, defende Angela.

Hoje é possível afirmar que a EAD é uma boa opção para quem tem interesse em se matricular em um curso superior, porém não tem muito tempo disponível ou reside em uma cidade que não possui uma instituição de ensino ou o curso desejado. Todavia, é essencial que a pessoa pesquise bem antes de realizar a matrícula e escolha um curso de qualidade reconhecida pelo MEC.

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