Estar sempre atualizado é necessidade básica para quem deseja se manter firme no mercado de trabalho, atrair boas oportunidades e viver boas experiências. E uma das formas de crescer profissionalmente e obter novos conhecimentos é voltando a estudar.
Seja online, seja de maneira presencial, nunca é tarde para voltar a estudar. Mas, antes de tomar a decisão, você deve considerar se esse é realmente o momento certo para fazer um curso rápido, uma especialização, pós, MBA, entre outros cursos.
Para lhe ajudar a refletir, a colunista do site Forbes, Vick Salemi, incentiva você a fazer cinco reflexões antes de dar esse passo:
Você tem tempo?
Comece a pensar nos cursos que você está pesquisando. Pense se você tem tempo para encaixar esse novo programa em sua rotina diária, pois mesmo ele sendo em período noturno, muitas vezes não será possível fazê-lo. Mas claro, existem cursos de qualidade e reconhecimento, no formato online, no qual o aluno escolhe quando e onde vai assistir às aulas e comparece presencialmente apenas para realizar algumas atividades programadas, provas finais e apresentação de conclusão de curso.
Será que isso vai ajudar em sua carreira?
Pense antes de tudo sobre a necessidade de fazer um curso na área em que você quer atuar ou atua. Veja se isso vai ajudar em sua carreira, afinal algumas profissões exigem mais do que apenas uma certificação. Talvez você esteja feliz com seu cargo atual no trabalho, mas queira apenas reforçar seus conhecimentos, então tenha sempre em mente a ideia central do que está interessado em fazer.
Será que minha empresa pode pagar por isso?
Além de se perguntar se você tem tempo suficiente para estudar, tenha em mente se possui recurso para isso também. Caso não tenha, veja se sua empresa pode pagar por isso. Algumas empresas reembolsam 100% de seu curso ou apenas alguns itens. Mesmo que não haja essa política na empresa, informe-se e converse com o seu superior sobre a sua vontade de voltar a estudar e se renovar.
O que será que vou conseguir com isso?
Se você quer crescer e elevar seu nível, pense no que você está almejando conseguir. Se é apenas aumentar a qualificação em seu currículo, um aumento salarial, um trabalho melhor ou mais reconhecimento em seu trabalho. Em seguida, pergunte ao seu chefe se, com essa certificação ou diploma especifico, você conseguirá ter um papel maior dentro de sua empresa atual.
Será que vai aumentar o meu salário?
Se sua principal razão para fazer essa nova certificação é aumentar o seu salário, pergunte antes ao seu empregador se conseguirá ter essa compensação. Claro que esse aumento não virá assim que receber seu diploma, mas é provável que mais para frente isso impulsione não só o seu salário como sua carreira em oportunidades futuras. Porém, a escolha sobre essa nova etapa de sua vida cabe a você. Tenha sempre muita atenção, pesquise e se concentre em sua decisão final.