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Currículo: faça o que os outros não fazem para atrair boas oportunidades

Ao evidenciar as informações certas você aumenta as chances de ser procurado pelos recrutadores

© Depositphotos.com / Tohey22 É preciso diferenciar o currículo para que ele seja escolhido pelas empresas.

Um currículo mal elaborado pode deixar passar uma boa oportunidade de emprego passar. Para se destacar em meio a tantos candidatos, os profissionais precisam se reinventar o tempo todo, adaptando o currículo de acordo com as vagas que mais lhes interessam.

É fato que fazer um currículo para cada vaga pode ser trabalhoso, mas o resultado pode fazer o esforço valer a pena. E pode ser que adotando esta estratégia você consiga chamar a atenção dos recrutadores.

Para lhe ajudar, a especialista em Marketing de Conteúdo Healther Eagar e ex-escritora de currículos profissionais, enumerou cinco itens que não podem faltar no currículo de quem deseja se destacar. As dicas da especialista foram publicadas inicialmente no site JobDig:

Título para o trabalho que você quer exercer

Use um título profissional para a posição que você deseja. Mas atenção: um título impróprio servirá apenas para posicioná-lo em um nível muito abaixo da responsabilidade ou salário que você está procurando alcançar. Incluir um título de trabalho pode aumentar significativamente o número de chamadas para entrevistas para posições mais altas e ainda melhorar suas chances de conquistar um salário maior – e quando você começar com um salário mais elevado, o seu crescimento na carreira também é acelerado.

Sumário executivo (o que você pode fazer por eles) em vez de objetivo (focado em você)

Um sumário executivo clara e bem definida consiste em um parágrafo curto ou quatro a cinco pontos com marcadores. Ele deve explicar como suas habilidades podem beneficiar o empregador, e não sobre o que o empregador pode fazer por você. Use palavras de ação que lhe ajudem a transmitir o quanto você é inteligente e capaz de contribuir para a empresa. Destaque seus pontos fortes e realizações de maneira clara e rápida. Lembre-se que recrutadores querem informações diretas e não têm tempo para dados escondidos em seu currículo.

Informações relevantes

Se você está anunciando suas capacidades e experiências, seja preciso e relevante. Ao mesmo tempo transmita uma mensagem sugerindo que, se o gerente comprar este produto (você) vai levar inúmeros benefícios para áreas específicas.

Vanglorie-se! Apresente provas

Quando se tratar de seu currículo, você pode esquecer a modéstia. Vanglorie-se se você tem provas irrefutáveis que apresentem seu desempenho excepcional (sem exageros ou mentiras). Dê ao seu currículo um perfil orientado a realizações. As realizações são resultados produzidos a partir da resolução de problemas e superação de obstáculo reais ou percebidos. Mencione qualquer projeto que você liderou que serviu para aumentar o moral dos funcionários, a receita ou a poupança da empresa. Use a fórmula Problema-Ação-Resultado (PAR) para transmitir a sua capacidade de produzir resultados semelhantes ou melhores no seu futuro emprego.

Mostre realizações de destaque, não responsabilidades

Embora importante, as responsabilidades não devem formar o foco do seu currículo. Responsabilidades são passivas, enquanto as realizações projetam você como um indivíduo ativo, dinâmico. Quando você está procurando uma posição mais elevada, suas realizações, em vez de suas responsabilidades, adquirem uma importância crucial – por isso não misture os dois. Escreva um parágrafo que dá uma visão geral de suas responsabilidades e, em seguida, destacar suas realizações. Quando você quer vender algo, deve fazer com que o produto sobressaia.

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