Quem trabalha atendendo público pessoalmente ou pelo SAC (Serviço de Atendimento do Cliente) sabe muito bem que esse tipo de atividade é uma caixinha de surpresas. Se em um determinado momento o funcionário só atende pessoas educadas e felizes, em outro é bombardeado por consumidores irritados e insatisfeitos.
Por mais treinamento que exista, pessoas são complexas e é preciso ter jogo de cintura para entender o que o cliente deseja e procurar a melhor forma de satisfazê-lo.
Um atendimento de qualidade acontece quando a equipe está preparada para ajudar os clientes e resolver problemas de forma personalizada. E atender desta forma é uma tarefa possível”, garante Albert Deweik, especialista em atendimento ao consumidor e CEO da NeoAssist.
Para ajudar os colaboradores a atenderem da melhor forma possível os diferentes perfis de clientes que aparecem nos estabelecimentos ou ligam para os SACs, o especialista listou sete perfis de clientes e dicas importantes para lidar com cada um deles. Vale lembrar que o empreendedor também precisa conhecer bem esses perfis para treinar e ajudar sua equipe a lidar com eles da melhor forma possível.
Como lidar com diferentes personalidades de clientes?
O cliente irritado
Esse é um dos tipos de clientes mais comuns nos atendimentos. Eles se sentem lesados pela empresa e normalmente possuem provas de que estão certos, seja o protocolo de um atendimento anterior, o comprovante de uma conta quitada ou até mesmo uma foto que comprove o estado do produto com defeito. A melhor forma de atender esse cliente é com delicadeza e objetividade, buscando mostrar interesse na resolução do seu problema. Por mais nervoso que esse consumidor esteja, mantenha a calma, a firmeza e a educação.
O cliente ansioso
O ansioso tem dificuldade de lidar com prazos, mesmo que conheça todas as condições no ato da compra dos serviços e produtos. Para ele, as entregas e instalações devem ser feitas de imediato, por isso o consumidor ansioso procura o SAC incessantemente. Nesse caso, seja solícito, mas não ceda. Esclareça novamente as informações sobre as datas, mostre-se disposto a agilizar o processo e reafirme que a empresa cumprirá o combinado. Lembre-se: jamais garanta nada que não tenha certeza.
O cliente confuso
Não conseguir se expressar, revelar insegurança nas informações e se confundir ao explicar sua dúvida ou problema para o atendente são características desse perfil. Quando isso ocorrer, os profissionais devem ter bastante paciência, solicitar que o consumidor repita o que disse e, especialmente, tentar ordenar os fatos. Além disso, é importante transmitir segurança e confiabilidade durante todo atendimento.
O cliente grosseiro
Com voz alterada, palavrões e ameaças, ele parece irredutível na negociação e mostra que está disposto a brigar. Quando isso acontece, a pior das decisões é entrar na briga. A melhor postura por parte do atendente é manter a firmeza e educação durante o atendimento. É preciso também fazer todos os procedimentos convencionais, tentando solucionar o problema que trouxe insatisfação ao consumidor. Por mais grosseiro e agressivo que o cliente seja, ele é tão importante para a empresa quanto os outros. Não se esqueça disso!
O cliente bem-humorado
Animado, ele procura o SAC sempre de forma amigável, mesmo quando está com problemas. Para conquistar um cliente com esse perfil basta ser gentil e positivo na justa medida, é claro. É preciso lembrar que o foco deve estar no atendimento, por isso o atendente não pode se distrair e nem dar abertura para piadas.
O cliente satisfeito
Normalmente, esse cliente está satisfeito com os serviços da empresa e quando se manifesta via SAC é para elogiar ou sugerir novidades. É possível que esse consumidor também reclame, mas o faz em tom amistoso, pois conhece a qualidade do produto/serviço e sabe que o erro não é uma regra, mas sim de uma exceção no histórico da companhia. Ouça o que esse cliente tem a dizer e faça com que ele sinta que as suas sugestões e opiniões são importantes para a empresa. Porém, não é porque ele está satisfeito que você deve tratá-lo com menos atenção. Para que ele continue fiel à empresa, invista no relacionamento!
O cliente crítico
Fundamental para a empresa, ele costuma procurar o SAC para enfatizar a sua insatisfação e não poupa críticas à marca, aos produtos e serviços. Sim! Ele reclama de tudo, de forma fundamentada e infundada também. Vale destacar que esse cliente crítico pode funcionar como “termômetro” para a companhia, pois se a reclamação for recorrente, ela acaba sinalizado a necessidade de implementação de melhorias. Para atender esse perfil de consumidor, a regra de ouro é ouvir e tomar nota. Ao final do atendimento, mostre-se grato pelas críticas e aberto a atendimentos futuros.