Home > Sem categoria > 31 de Janeiro – Dia do Mágico

31 de Janeiro - Dia do Mágico

Seja por meio de cartas de baralho, dados, moedas ou animais escondidos, profissão continua a intrigar e encantar as pessoas.

O Dia do Mágico é comemorado em 31 de janeiro. A data surgiu em homenagem a São João Bosco, o padroeiro dos mágicos, na data de seu falecimento, em 1888. Desde jovem, João ajudava nas finanças da família, trabalhando como mágico, malabarista e acrobata.

Além disso, era muito religioso, pregava o evangelho depois de suas apresentações para o público presente. Dessa forma, acreditava que as bênçãos financeiras que recebia vinham pela pregação da palavra de Jesus.

Outro hábito do rapaz era convidar as pessoas para rezarem o terço, o que se tornou uma prática constante, sempre ganhando novos adeptos. A canonização de João Bosco como santo da igreja católica aconteceu em 1934, pelo papa Pio XI, na Itália.

Muitos têm na memória a imagem do mágico representada por um coelho que sai pela cartola, porém, quem iniciou dominando o mundo da mágica foi Doug Henning. Ele começou a pesquisar sobre o tema e quando adulto montou seu primeiro espetáculo, que combinava mágica, música e história. Seus truques principais consistiam em atravessar paredes de tijolos e fazer um elefante desaparecer, mas sempre estudava estratégias diversificadas para seus truques.

Hoje em dia, a mágica continua intrigando e encantando as pessoas, seja através de cartas de baralho, lenços, dados, objetos escondidos, animais, pessoas, troca de roupas, moedas, argolas ou levitação.

Alguns mágicos ganharam fama mundial, como Harry Houdini, David Copperfield – o primeiro a se apresentar na Broadway, Mister M, que mostrava as técnicas dos truques e David Blane, que faz performances, inclusive de levitação, pelas ruas de várias cidades.

Matérias Relacionadas