Home > Sem categoria > Como seguir carreira na Aeronáutica Brasileira

Como seguir carreira na Aeronáutica Brasileira

Seja através de concurso ou em continuidade ao alistamento militar, área concentra oportunidades para quem tem desde nível fundamental até superior

Seguir carreira na Aeronáutica é o sonho de muitos brasileiros. A carreira exige muito esforço, disciplina, respeito incondicional pela autoridade e, em contrapartida, oferece estabilidade, possibilidade concreta de ascensão e assistência médica e psicológica. Há várias formas de ingressar na Aeronáutica brasileira, e as principais são através de concurso público ou como continuidade após alistamento militar.

Basicamente, as carreiras na Aeronáutica organizam-se em três grupos: aviação, intendência (apoio logístico) e infantaria (combate direto). Os dois primeiros grupos aceitam jovens de ambos os sexos; já a infantaria é restrita aos homens.

Durante a carreira, o militar tem a oportunidade de realizar cursos, viajar em missões e continuar recebendo o salário integral durante a reserva (aposentadoria). E enquanto alunos, costumam receber ajuda de custo e direito à moradia – quando o curso se dá em sistema de internato.

A cada faixa etária ou nível de estudos, há um processo de como adentrar na Aeronáutica. Os jovens estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, que possuem ensino fundamental completo, podem prestar o concurso para ingresso na EPCAr – Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Geralmente as vagas são muito disputadas e quem consegue entrar recebe treinamento militar. Porém, quando termina o ensino médio, o estudante é automaticamente admitido em uma Academia de Formação de Oficiais.

Já para candidatos com ensino médio completo, e que tenham entre 17 e 24 anos, há um leque maior de concursos, como exemplo: o EEAR – Escola de Especialistas, formação do pessoal que irá trabalhar com a infraestrutura da Força Aérea Brasileira (FAB); o Controle de Tráfego Aéreo (BCT), formação de sargentos que irão trabalhar nos aeroportos; o AFA (Academia da Força), carreira para a formação de oficiais da FAB; e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – formação em várias engenharias e oficialato.

Por fim, quem possui formação superior pode prestar o concurso da EAOT (Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica), que oferece oportunidades aos profissionais de diversas áreas de formação como médicos, dentistas e farmacêuticos.

Matérias Relacionadas