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Confira algumas dicas de saúde no ambiente de trabalho

Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença e evitar o surgimento de doenças e desconfortos. Tanto as empresas quanto os funcionários têm responsabilidade nesse processo

Foto: © Depositphotos.com / monkeybusiness

Quem trabalha em um escritório tende a passar uma considerável quantidade de horas por dia neste ambiente. É natural, portanto, que este também acabe se transformando em um local importante para a manutenção da própria saúde. Gestores e funcionários devem estar atentos para que o ambiente de trabalho seja capaz de prover bem estar, sem prejudicar o equilíbrio físico e mental daqueles que o frequentam.

A limpeza é um dos fatores fundamentais nesse processo. Em um local onde exista uma quantidade muito grande de poeira ou acúmulo exagerado de materiais de escritório, é possível que processos alérgicos sejam desencadeados, levando a um grande desconforto. A desorganização, por outro lado, pode levar a acidentes. A responsabilidade pela manutenção das condições do ambiente de trabalho deve ser de todos, mesmo que a empresa tenha uma equipe especialmente destacada para a limpeza diária.

Como geralmente os colaboradores passam a maior parte do tempo sentados realizando suas tarefas em computadores, a postura também precisa ser tratada com especial cuidado. A atenção deve estar voltada principalmente para a coluna vertebral (que precisa estar ereta, mas sem tensão) e para os ombros (que também devem estar preferencialmente relaxados). É de grande auxílio para a manutenção de uma boa postura a presença de cadeiras adequadas, o que é de responsabilidade das empresas.

O funcionário, por sua vez, deve se lembrar de parar suas atividades por alguns minutos algumas vezes por dia, para alongar braços e punhos, buscando evitar assim os danos físicos por esforço repetitivo. Outra dica é ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Muitos funcionários deixam uma garrafa de água em suas mesas exatamente para se manterem hidratados.

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Por fim, o sistema de aeração também deve ser observado com cuidado, já que o uso inadequado de ar condicionado (principalmente quando as temperaturas são muito baixas) tende a provocar verdadeiras epidemias de problemas respiratórios em alguns ambientes. Manter uma temperatura agradável é, além de uma ação básica para o bem estar físico dos funcionários, um ato de respeito. Todos esses cuidados, ainda que simples, formam um conjunto bastante significativo de ações para a geração de ambientes de trabalho saudáveis e agradáveis.

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