Ter um bom relacionamento com o chefe contribui para manter um ambiente de trabalho agradável e produtivo, porém nem sempre é fácil lidar com o temperamento do seu líder.
Compreender qual é o perfil do seu chefe ajuda e muito na forma como você leva problemas, soluções, desafios e demais questões do dia a dia profissional para ele. Por isso, o Mundo Carreira selecionou uma lista com os principais tipos de chefes.
Chefe Amigo: esse tipo de chefia acredita que a maneira mais confortável é ter intimidade com seus liderados. Porém, ele costuma falar muito sobre sua vida pessoal, o que pode causar situações constrangedoras.
Chefe Arrogante: ele é o dono da verdade e nunca está errado. Geralmente, o Chefe Arrogante dispensa ouvir opiniões de seus liderados.
Chefe 171: seu lema é enrolar, seja as pessoas ou com suas atribuições profissionais. Adora não fazer nada e espera que a equipe resolva os problemas. Geralmente, esse tipo de chefe acaba se dando bem, pois usa a simpatia como arma. Inteligente, consegue inverter os papeis e fazer com que você saia “queimado” da história.
Chefe Celebridade: se acham mais importante do que os demais profissionais de sua equipe e empresa. Normalmente, esse tipo de chefia mistura autoridade com o lado pessoal.
Chefe Duas Caras ou Chefe Instável: conviver com esse tipo de chefe é uma surpresa. Uma hora é simpático, divertido, bem disposto e ponta firme. No dia seguinte, é autoritário, mal humorado e imprevisível.
Chefe Autoritário: adora dar ordens e nunca pode ser contrariado. Esse tipo de chefia causa medo e impede que seus liderados opinem e tragam ideias para melhorar o trabalho.
Chefe Grito: grita com todo mundo e em qualquer situação. Além disso, não dispensa uma briga por telefone.
Chefe Monopolizador: adora ter o domínio da situação, controlar informações e resolver os problemas sozinhos. Inseguro, não delega funções por medo que seja substituído.
Chefe Carismático: mantém a harmonia no ambiente de trabalho. Acredita que se seus liderados estiverem felizes, trarão mais resultados positivos. Investe na amizade e no bom relacionamento. Em alguns momentos, pode não cobrar seus funcionários e ser tratado como bobo.
Chefe Reunião: adora convocar uma reunião para tudo. Geralmente, segura os funcionários por horas e a conversa não costuma ser produtiva.
Chefe Herói: muito competente, sabe delegar funções e extrair resultados positivos da equipe. De fácil convívio, consegue motivar a equipe e obter a excelência no trabalho.
Chefe Pinóquio: como o nome diz, sempre conta uma mentirinha. Diz que pediu, mas não pediu. Fala que enviou e-mail, mas não mandou.