Home > Sem categoria > Entenda qual a diferença entre autoridade e autoritarismo

Entenda qual a diferença entre autoridade e autoritarismo

A construção da autoridade ou do autoritarismo ao longo do tempo depende do modo como é exercido o poder, a liderança e o estabelecimento das normas

Autoritarismo

Foto: catho

Você com certeza já ouviu falar nestes dois termos: autoridade e autoritarismo. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Autoridade é algo que um indivíduo tem por possuir determinado conhecimento, está ligado à liderança, postura, comando; é a base de certos tipos de organização hierarquizada. Ela refere-se a uma prática pró-social que tem como objetivo levar as pessoas a perceberem e respeitarem as normas da sociedade, julgando sua legitimidade e avançando no desenvolvimento da democracia, no estabelecimento do bem maior.

O autoritarismo, ao contrário, está ligado às práticas antidemocráticas e antissociais; é a imposição de algo pela força, e geralmente as decisões se restringem às vontades do próprio indivíduo ou de pessoas estritamente ligadas a ele – seja no âmbito pessoal, profissional, acadêmico, governamental.

Quando existe autoridade, as pessoas agem motivadas pelo líder que a detém, visualizando o alcance do objetivo. Quando é o autoritarismo que prevalece, as pessoas também agem, porém não existe motivação; existe medo, censura e ameaças.

Os governos definidos como autoritaristas são sistemas políticos controlados por legisladores que se excedem no exercício da autoridade investida a eles. Algumas características são a exclusividade do exercício do poder, a restrição das liberdades públicas e individuais, a agressividade à oposição, a censura às opiniões e as arbitrariedades.

Autoritarismo e autoridade, entendidos nestas duas dimensões, são conceitos diferentes, porém interligados pela forma como a autoridade é exercida. Podemos dizer que o autoritarismo é o modo ruim ou desqualificado de se exercer a autoridade quando se está numa posição de liderança ou comando, pois esta posição não confere à pessoa ou à organização a condição de idônea, sem risco algum de se corromper em determinado momento, em determinada área.

Para que possa ser referência a outros é necessária uma construção de autoridade ao longo do tempo, a aquisição de conhecimentos e transformação em sabedoria, o estabelecimento de regras e normas, a avaliação de exceções quando estas surgirem. É preciso demonstrar visão de futuro, mostrar-se inovador e aberto às atualizações, ser capaz de praticar atitudes éticas. Esta figura de autoridade se tornará maior e mais respeitada de acordo com a importância e valor que atribuímos a ela.

Matérias Relacionadas