
Foto: © Depositphotos.com / olly18
Um novo lugar, com novas pessoas, o primeiro dia em um novo emprego é, normalmente, assustador e esperado ansiosamente por quem irá encará-lo. Quando esse emprego é o marco inicial da sua vida profissional, o nervosismo e a preocupação são maiores, já que tudo é novidade!
Para uma pessoa que nunca esteve em um ambiente de trabalho antes, é preciso aprender a lidar com o mundo corporativo e se adaptar a ele. Neste contexto, o medo está associado ao fato de não saber o que vestir, como se dirigir ao chefe, o que pedir e o que não se deve perguntar.
Algumas dicas sobre como se comportar no primeiro dia de trabalho podem ser valiosas para esse início de carreira – e que também podem ser utilizadas em todos os outros momentos da sua vida profissional.
• Seja discreto e observe. O primeiro dia é utilizado para conhecer o ambiente, os colegas, as regras e as funções. Pergunte o que tiver que perguntar, desde que caiba na situação e evite fazer piadas ou utilizar gírias. Vale lembrar que você não deve se manter calado ou introspectivo. Mas, sim, que deve observar o ambiente e as pessoas, analisar como é o clima e os assuntos;
• Controle a ansiedade. Faça um exercício antes de sair de casa: alongamento, meditação, respiração profunda, qualquer coisa que te acalme. É importante também dormir cedo no dia anterior. Isso vai te ajudar a se manter calmo durante toda a jornada, evitando transparecer nervosismo;
• Cumpra horários. Faltar ou atrasar na primeira semana pode parecer falta de comprometimento;
• Vista-se de acordo. Independentemente do estilo da empresa, roupas de passeio, muito coloridas ou muito justas e decotadas, bem como maquiagens fortes não são adequadas em ambiente corporativo;

Foto: © Depositphotos.com / minervastock
• Tenha iniciativa. Se mostre disposto a fazer novas tarefas caso perceba que está com poucas atividades. Lembre-se: quem não possui experiência sempre têm algo a agregar pela sua própria vivência;
• Na hora do almoço, o ideal é esperar ser convidado para se juntar a equipe. Caso isso não aconteça, tente se envolver com as pessoas mais amigáveis e solícitas com quem teve contato desde o início do dia;
• Crie relacionamentos. Apesar da sensação do deslocamento dos primeiros dias, é importante superar a timidez e começar a se relacionar com as pessoas.