Basicamente, o administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele trabalha em praticamente todos os departamentos e ajuda a definir, analisar e cumprir as metas da organização.
Para ingressar na profissão de administrador, é necessário cursar os quatro anos da faculdade de Administração. A cada ano, o Brasil forma certa de 140 mil estudantes. O início da carreira pode se dar por meio de estagio e após a faculdade pode ser efetivado na empresa. Ou entrar por meio de um programa de trainee, onde será treinado para assumir cargos de liderança e gestão.
Em termos de cargos, o administrador ocupará posições de analista júnior, pleno, sênior e, depois, postos de supervisão e gestão, como gerência e direção. Se for empreendedor, deverá abrir sua empresa e formalizá-la.
Entre os ramos possíveis de exercer a profissão estão atividades ligadas ao esporte, setor financeiro, hotéis, hospitais, setor público, recursos humanos, terceiro setor, agronegócio, comércio exterior, perícia, auditoria, empreendedorismo, meio ambiente, logística e sistemas de informação.
Já entre as funções do administrador estão a gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Sendo que o profissional conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios.
Também é possível atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra; no setor financeiro, operando nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa; e com as áreas de publicidade e marketing.
E já que a concorrência no setor é ampla, é válido fazer cursos de pós-graduação, MBA e cursos no exterior que ajudam a ter uma dimensão específica do negócio e proporciona uma visão global sobre a carreira. E ainda é importante para a profissão de administrador participar de seminários, congressos e palestras com especialistas das áreas nas quais atua.