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Quais são os perfis de liderança que você deve evitar?

Certos comportamentos dos líderes podem contaminar o ambiente de trabalho

iStockPhoto / fakezzz Um líder pode comprometer todos o andamento de uma empresa.

Uma das funções de um líder é manter a equipe motivada para que ela possa produzir mais e melhor. Mas quando o comportamento desse profissional é arredio, a relação entre os funcionários dentro do ambiente de trabalho se torna tóxica e estressante.

Alguns perfis de líderes só levam a equipe para um buraco cada vez mais fundo, fazendo com que a empresa não atinja bons resultados, perca grandes talentos e tenha em seu quadro apenas funcionários pouco engajados.

Se você é um líder e quer dar bons exemplos para sua equipe, ou se você é um funcionário que está em busca de um lugar bacana para trabalhar e crescer, conheça 6 perfis de liderança que você deve evitar sempre:

Líder complacente

O líder complacente é o tipo que vê os erros acontecerem e não faz nada para mudar o cenário. Sim, qualquer ser humano tem o direito de errar, mas isso não quer dizer que os deslizes não precisem ser identificados e prontamente corrigidos. Cabe ao líder ter maturidade e competência suficientes para eliminar todos os obstáculos que possam comprometer os resultados da equipe. Sem essa preocupação, os funcionários tendem a ficar cada vez mais desmotivados e o líder, consequentemente, perde toda a sua credibilidade.

Líder parceiro

Em vez de impor respeito aos seus funcionários, este profissional tenta ser o amigo de todos. O líder pode e deve construir uma boa relação com sua equipe, mas não deve nutrir grandes amizades com ela, pois a este laço muitas vezes dificulta a prática da autoridade e outras funções importantes do líder, como corrigir comportamentos e cobrar resultados.

Líder de comunicação ineficaz

Este tipo de líder evita a todo custo sair da sua mesa ou sala para delegar tarefas aos funcionários, recorrendo apenas a e-mail e mensagens de celular. Por mais prático que seja este tipo de comunicação, ele acaba sendo ineficiente, porque está sujeita a ruídos. Sem uma forma assertiva de contato, os resultados demoram a aparecer, as dúvidas dos funcionários ao executar as tarefas tendem a aumentar e o retrabalho se torna rotina. Um líder que não sabe se comunicar compromete toda a empresa.

Líder injusto

Em muitos ambientes de trabalho é muito comum o líder confundir justiça com igualdade, causando mal-estar. Cada pessoa tem um talento de destaque e ele precisa ser reconhecido de maneira individual. Geralmente o líder tem em sua equipe um profissional que é proativo, outro que precisa ser supervisionado o tempo todo por se dispersar com facilidade e outro que está começando na carreira e precisa de muita orientação. Tratar todos esses perfis de maneira igual não é correto, pois o funcionário proativo certamente produz mais e melhor do que aquele com falta de foco ou o inexperiente. Atitudes como essa só vai causar frustração e desmotivação na equipe.

Líder que sabe tudo

Este líder acha que tem todas as respostas, que é a pessoa mais inteligente da equipe, e acaba impedindo que seus funcionários colaborem com ideias que possam edificar projetos e a empresa como um todo. Esse perfil de profissional desmotiva, porque seus colaboradores se calam por saberem que suas opiniões não têm a menor importância. O líder sabe tudo diz conhecer a fundo seus funcionários, quando na verdade nunca se aproximou deles para ouvir como se sentem. Um bom líder incentiva sua equipe a opinar e, se não sabe determinada resposta, tem a humildade de ir em busca dela.

Líder de linguagem abusiva

Há líderes que acham que gritos e palavras depreciativas passam autoridade e respeito, quando, na verdade, só causam o efeito contrário. Desmoralizar um funcionário com palavras ou mensagens escritas, seja numa sala reservada, seja em público, desperta raiva e indignação, sem contar que, em alguns casos, comportamentos como esses podem se enquadrar nos moldes de assédio moral.

Líder insatisfeito

É fato que um líder precisa cobrar resultados, mas também precisa reconhecer quando estes são alcançados. No caso do líder insatisfeito, nada é bom o suficiente, por mais que a equipe se empenhe e busque sempre inovações. Esse tipo de comportamento deixa os funcionários cada dia mais frustrados e desmotivados, pois sabem que podem dar o máximo deles que sempre serão depreciados.

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