Home > Sem categoria > Saiba quais as principais doenças ocupacionais do trabalho e como evitá-las

Saiba quais as principais doenças ocupacionais do trabalho e como evitá-las

Ambientes inadequados, más condições de trabalho e outras adversidades podem desencadear diversos tipos de problemas de saúde. Descubra formas simples de evitá-los

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Doenças ocupacionais são desencadeadas em função de diversas situações do dia a dia de trabalho. São decorrentes dos riscos – físico, químico, biológico, assim como acidentes – oferecidos pela atividade desempenhada, das más condições do ambiente laboral e do comportamento de cada profissional. Essas enfermidades dividem-se em doenças profissionais ou tecnopatias, provocadas por atividades desempenhadas na função, e as doenças do trabalho ou mesopatias, que não tem origem no dia a dia laboral, mas são agravadas por ele.

Entre as principais doenças ocupacionais que acometem trabalhadores estão a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), caracterizadas por lesões em ligamentos, músculos e tendões, postura inadequada e força excessiva. Sua incidência é comum em funcionários dos setores comercial, financeiro e hospitalar.

A diminuição gradual da audição decorrente da exposição frequente a ruídos, assim como doenças das vias aéreas – que provocam o endurecimento do tecido muscular – também são problemas comuns provocados pelas condições de trabalho, funções e atividades do profissional.

Algumas atividades oferecem ainda riscos de acidentes, devido à inadequação do ambiente, falta de estrutura, de equipamento de proteção e orientação ao trabalhador. São considerados inadequados, locais com iluminação ruim, pouca ventilação, instalações elétricas sem a devida proteção, entre outros.

Apesar de comuns, essas doenças são fáceis de se evitar. Confira algumas dicas:

1. A estrutura de trabalho deve garantir conforto aos funcionários. Preocupe-se com a iluminação, ventilação e limpeza do ambiente;

2. Para evitar o esforço e desgaste, facilite as operações de trabalho, deixando tudo ao alcance das mãos;

Foto: © Depositphotos.com / baranq

3. A altura do computador assim como as cadeiras utilizadas devem ser ajustadas ergonomicamente, para garantir uma boa postura ao trabalhador;

4. Pausas durante a execução das tarefas também são importantes e ajudam a aliviar os músculos mais ativos;

5. Programas de ginástica laboral também proporcionam grandes benefícios para a saúde e qualidade de vida do trabalhador. Se sua empresa realiza essa atividade, não deixe de participar.

Matérias Relacionadas