Home > Sem categoria > As teorias da liderança

As teorias da liderança

Como identificar um líder? Ele possui características natas ou pode adquiri-las? Conheça algumas das teorias da liderança

Podemos entender como liderança a habilidade que alguém tem em guiar, tomar decisões e ações, e atribuir responsabilidades por e para um grupo de pessoas a fim de se alcançar um objetivo de interesse maior. Grandes líderes se diferenciam dos chefes que apenas dão ordens. Eles também não recebem a maioria da aceitação do grupo, mas conseguem impor seus métodos. O grupo confia em um líder. Porém, se tornar um líder não é uma tarefa fácil. Existem várias teorias sobre liderança que discutem se uma pessoa já nasce líder ou se ela se torna um líder. Confira algumas delas:

Teoria dos Traços – A liderança é prerrogativa das pessoas que detêm uma série de traços – características de personalidade -, e o bom líder, ou o mais apto, é aquele que apresenta mais características consideradas necessárias para liderar, entre as quais estão: a autoconfiança, ambição, o desejo de liderar, a honestidade e a integridade. Essa teoria define características que já nascem com o indivíduo.

Teorias Comportamentais – Aqui a ênfase está no comportamento do líder. A liderança pode ser aprendida e o líder apresenta um estilo de liderança. São estudadas duas estruturas: a liderança para execução de tarefas e a liderança para convivência com os colaboradores. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. Já a liderança para convivência, que está centrada no empregado – democrático ou participativo – apoia as necessidades do indivíduo e as necessidades de manutenção do grupo.

Teoria Situacional – Essa teoria discute que a liderança está no reconhecimento contingencial, ou seja, depende de cada situação e o líder deve adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais, dependendo do ambiente. O líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários, as necessidades da produção, entre outros. Aqui, parte-se do pressuposto que para cada situação uma teoria seria melhor aplicável do que a outra, pois se considera a existência de milhares de situações possíveis dentro de um grupo liderado com muitos perfis de líderes diferentes, fazendo com que os padrões não se apliquem a todos.

Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes – Essa teoria divide os líderes em três tipos: o liberal, o democrático e o autocrático. O liberal permite que o grupo decida entre si quais são as melhores soluções e atitudes a serem tomadas. O democrático permite uma participação do grupo nas tomadas de decisão. O autocrático não permite qualquer interferência dos subordinados em suas decisões.

Teoria do Carisma – Nela o líder deve ter como principal característica o seu carisma, que criará uma empatia no grupo, transformando-os em seguidores e influenciando-os de forma natural.

Teoria da Atribuição – Essa teoria busca o lado mais democrático, onde o grupo de pessoas acaba escolhendo e elegendo o seu próprio líder.

Matérias Relacionadas