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Você lida bem com o trabalho sob pressão?

Conheça algumas dicas para passar por esses momentos de grande estresse profissional. O autoconhecimento é a principal chave para manter-se produtivo mesmo quando a pressão é grande

Foto: © Depositphotos.com / belchonock

Em muitos projetos e atividades, existem momentos em que a pressão cresce consideravelmente e, para que o trabalho se desenvolva e chegue ao seu final, é necessário que o profissional saiba lidar com as tensões e desafios gerados pelas situações de grande pressão.

Profissionais pouco preparados para este tipo de situação podem chegar a sentir grande sofrimento emocional, o que impede o correto encaminhamento dos trabalhos e dificulta as tomadas de decisão. Em caso de descontrole emocional, o profissional pode ainda colocar em risco a harmonia de toda a equipe, com atitudes agressivas e desestabilizadoras. Pior ainda se o colaborador a se desequilibrar for o líder da equipe, isso levará todo o time a se sentir desamparado.

Fica claro, portanto, que conseguir obter bons resultados mesmo em situações de grande pressão exige um bom nível de preparo emocional. Manter a calma quando o estresse surge não é uma atitude simples, mas torna-se muito mais possível quando o colaborador conhece a si mesmo, sabe quais são os seus limites e compreende os mecanismos que o auxiliam.

Para algumas pessoas, por exemplo, a prática de atividades físicas é uma ótima forma de aliviar o estresse e manter o corpo e a mente focados quando a pressão aparece. Para outras, a melhor saída é tirar alguns minutos diários para se dedicar à meditação e outras técnicas de respiração, capazes de trazer serenidade e tranquilidade. Independente da escolha, o importante é compreender que existem recursos capazes de favorecer o equilíbrio emocional.

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A comunicação é outro ponto que merece cuidado nos momentos de pressão. Quanto melhor um profissional souber se expressar, de maneira mais clara ele poderá tanto delegar trabalho quando necessário quanto sugerir caminhos e mudanças. A organização é outra ação importante, porque ela facilita os processos e permite que, mesmo sob pressão, o profissional possa se sentir com o mínimo de controle da situação, o que tende a trazer mais calma e estabilidade a ele.

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